Última reunião do ano do CPCO chega ao fim com intercâmbio entre Creas

Campo Grande, 05 nov 2021 às 21:07

No segundo dia da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste (CPCO), a última de 2021, o foco foi o intercâmbio entre os Regionais. A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Eng. Civ. Reginaldo Virgílio, gestor do Departamento Técnico. Ele falou sobre os critérios adotados para avaliação do valor da obra/serviço, e da Anotação de Responsabilidade Técnica, com base do Custo Unitário da Construção (CUB).

Em seguida, foi a vez da Taynara Ribeiro de Abreu explicar os procedimentos do Registro de Pessoa Jurídica com ênfase na Resolução 1121/2018, e no check list adotado pelo Crea-GO. A terceira palestra foi sobre o Livro de Ordem Eletrônico, proferida pela Eng. Civ. Kamilla Geaninne, líder da Área de Verificação da Atividade Profissional. Ela usou o tempo para explicar o modelo utilizado no Crea-GO, o sistema informatizado existente e as exigências da Controladoria Geral da União (CGU) e do Confea.

A quarta exposição foi comandada por Eliane Oliveira, responsável pelo Departamento de Atendimento. Em sua fala, ela explorou a Carta de Serviços do Crea-GO, abordando os ritos processuais, os prazos adotados e o sistema de controle de processos existente. A Eng. Civ. e Amb. Viviane Vaz, da Coordenadoria de Educação, discorreu sobre o cadastro de instituições de ensino e o sistema informatizado existente. Ela também abordou o registro de profissionais com cursos de graduação, pós-graduação em outros estados e cadastramento de cursos.

Encerramento

Encerrando as atividades da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste (CPCO), o presidente do Crea-MT, Eng. Civ. Juares Samaniego – que no segundo dia acompanhou a vice-presidente do Regional, Eng. Civ. Marciane Curvo –, agradeceu os presentes e ressaltou: “sempre tivemos o melhor Colégio. Trabalhamos com seriedade e isso que faz com que o CP do Centro-Oeste seja um colegiado forte e atuante”.

A presidente do Crea-MS, Eng. Agrim. Vânia Mello, também fez questão  de deixar uma mensagem ao final do evento. “Agradeço ao presidente Lamartine pela recepção. Estamos tão antenados na forma de proceder que seguimos os mesmos rituais e neste ano crescemos muito. Hoje, olhamos de forma diferente para os nossos Creas e participamos de forma diferente no CP. Isso, graças às nossas reuniões e à oportunidade de estarmos aprendendo”, destacou.

A coordenadora do CPCO, Eng. Civ. Fátima Có, presidente do Crea-DF, agradeceu as participações, presenciais e virtuais, e insistiu em dizer que todos os presidentes têm a vontade de acertar. E continuou: “é muito importante que saibam que podem contar conosco. Somos presidentes presentes. Quando tratamos de um assunto, não há só um balançar de cabeça; há ação. Nos fazemos presentes nas discussões”.

O anfitrião da reunião, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira,  presidente do Crea-GO, disse que foi um prazer receber os colegas em Goiás. Segundo ele, a integração do Creas GO, DF, MT e MS está ficando cada vez mais forte.  “Conseguimos unificar procedimentos, o que ficou excelente para os nossos profissionais, que precisam dos nossos serviços. Eles vão sentir que as metodologias aqui em Goiás serão as mesmas do DF, do MT e do MS. Estamos nos organizando muito bem”, finalizou.

[noticia: ultima-reuniao-do-ano-do-cpco-chega-ao-fim-com-intercambio-entre-creas] Os presidentes dos Creas do Centro-Oeste e colaboradores de Goiás e do Distrito Federal participaram da reunião presencialmente - CPCO DIA 02 - B.JPGOs presidentes dos Creas do Centro-Oeste e colaboradores de Goiás e do Distrito Federal participaram da reunião presencialmente

Doris Costa / Brunno Falcão

Equipe de Comunicação do Crea-GO