Tire suas dúvidas sobre as eleições para conselheiro federal

Campo Grande, 06 out 2021 às 16:37

Quando será a eleição?
A eleição será no dia 11 de novembro, quinta-feira, das 7h às 18h (horário de MS).

Quem pode votar?
Todos os profissionais registrados no Crea-MS, em dia com a anuidade e com seus dados pessoais atualizados no Portal de Serviços do Crea-MS, até 11 de outubro, podem votar.

Como será a votação?
Pela primeira vez, o Sistema Confea/Crea terá eleições virtuais. O sistema adotado permitirá ao eleitor votar do local em que ele estiver, seja pelo celular ou computador com acesso à internet.

Como vou receber as informações sobre como votar?
As informações sobre como votar, incluindo a senha do eleitor, serão enviadas por e-mail ou SMS, por isso a importância de manter seus dados atualizados. A senha enviada poderá ser alterada pelo eleitor que, para votar, deverá seguir as orientações mostradas na tela do celular ou computador.

O sistema utilizado para votação é seguro?
Uma auditoria independente foi contratada para garantir a lisura do pleito. O sigilo do voto, a integridade do arquivo, o certificado do eleitor – reconhecido pelo CFP e senha – todos os procedimentos são protegidos por criptografia.

Quem será eleito?
Em Mato Grosso do Sul, as eleições elegerão conselheiro federal e suplente da modalidade civil. Os eleitos cumprirão mandato no período de janeiro de 2022 a dezembro de 2024. A eleição será realizada ainda nos estados de Mato Grosso, Piauí, Roraima e Santa Catarina.

Como faço se tiver dúvidas sobre a eleição?
Para esclarecer dúvidas dos eleitores, o Confea disponibilizará um telefone 0800 na semana anterior às eleições.

Qual a atribuição de um conselheiro federal?
Como integrante do Plenário do Conselho Federal, cabe ao conselheiro propor e contribuir com deliberações acerca de ações regulamentadoras, resoluções, decisões normativas e de decisões plenárias para o cumprimento da legislação sobre exercício e à fiscalização das profissões.

Como faço para conhecer os candidatos?
No site do Crea-MS, www.creams.org.br, estão disponíveis todas as informações sobre o pleito, incluindo seus candidatos.