Sistema Confea/Crea e Mútua se mobiliza para ajudar a população do Sul

Campo Grande, 03 maio 2024 às 17:30

Frente às intensas chuvas no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, o Sistema Confea/Crea e Mútua está unindo esforços para mitigar os impactos para a população local. O Crea-RS está prestando apoio e assistência aos municípios, governo e comunidades, por meio de seus agentes fiscais regionais que, voluntariamente, estão utilizando veículos oficiais para oferecer suporte nas cidades onde o Conselho Regional possui inspetorias e que não se tem acesso a partir da sede em Porto Alegre.

Paralelamente, foi implementada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) sem custos, permitindo a emissão de ARTs nos casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução de rodovias e pontes, por exemplo, que envolvam as profissões abrangidas pelo sistema profissional. Essa medida se soma ao auxílio disponibilizado pela Mútua-RS, que oferece um benefício financeiro não reembolsável para situações de catástrofes naturais.

No âmbito governamental, estão sendo agilizados Termos de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual de Habitação, Secretaria Estadual de Obras e também com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, visando acelerar a inspeção e elaboração de laudos das propriedades nos municípios mais afetados pelas chuvas e inundações. “Nosso esforço está centrado em fortalecer o diálogo com autoridades sobre planejamento urbano, emergência climática e meio ambiente, de modo a auxiliar os municípios com soluções cientificamente embasadas para prevenir catástrofes como esta e, assim, dar mais tranquilidade para as pessoas e melhorar a qualidade da população”, acrescenta o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese.

Em nota, o Crea Gaúcho expressa solidariedade à população e detalha as ações em curso. A presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, agradeceu aos profissionais registrados que estão trabalhando voluntariamente em suas cidades de domicílio ou de trabalho no resgate às vítimas das enchentes e reforçou: “Evitem se deslocar. Se você ou alguém que conheça estiver precisando de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193”, orienta Nanci.

Por fim, para aqueles que desejam contribuir financeiramente, o Governo do Estado possui um PIX exclusivo (CNPJ: 92.958.800/0001-38) para doações, que será direcionado integralmente às vítimas das enchentes.

Em solidariedade aos profissionais e suas famílias no Rio Grande do Sul, o presidente do Confea reforça: “A unidade de ação do Sistema Confea/Crea e Mútua visa oferecer apoio efetivo com ações práticas neste momento de catástrofe”. Estas iniciativas conjuntas, envolvendo também governo estadual e organizações, como o Sindicato da Indústria, da Construção de Estrada, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no RS (Sicepot), Associação Rio Grandense de Empreiteiros de Obras Públicas (AREOP) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), refletem um compromisso com a reconstrução das áreas atingidas. “Esta união é uma prova de solidariedade e cooperação, com o objetivo de garantir que as comunidades afetadas recebam apoio adequado e que a restruturação seja realizada de maneira eficaz”, conclui Vinicius Marchese.

Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-RS