Simpósio gratuito aborda uso de tecnologias para área da Engenharia de Agrimensura

Campo Grande, 21 out 2021 às 20:31

Aliar a tecnologia ao desempenho das atividades desenvolvidas por engenheiros agrimensores. Este é o principal objetivo do ‘1º Simpósio de Engenharia de Agrimensura e as Novas Tecnologias’, evento gratuito que acontece no próximo dia 22 de outubro, em Campo Grande.

A iniciativa é promovida pela Asmea (Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Agrimensores), com apoio do Confea (Conselho Federal de Agronomia e Engenharia), Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul) e Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

O simpósio é gratuito, destinado a profissionais das áreas correlacionadas e interessados no tema e será realizado no formato híbrido, com público presencial, no auditório da Agraer e com transmissão ao-vivo, pelo Youtube do Crea-MS.

De acordo com engenheiro agrimensor e gerente de Regularização Fundiária e Cartografia da Agraer, Jadir Bocato, o evento tem foco no profissional da área, visando a atualização para melhor execução  e fortalecimento de suas atividades. “A questão tecnológica na nossa profissão sempre foi um tema muito presente. Várias tecnologias foram incorporadas ao longo dos últimos anos, revolucionando nossa profissão.Profissionais que não se especializaram ou se aperfeiçoaram, definitivamente estão fora do mercado de trabalho, pois, tais tecnologias permitiram agilidade, precisão e menores custos na execução das atividades”, avalia Bocato.

Programação – O 1º Simpósio de Engenharia de Agrimensura e as Novas Tecnologias contará com as palestras: Levantamentos Batimétricos Consorciados a Escaneamentos Laser Terrestre, ministrado pela coordenadora técnica da Mirante Consultoria, Maria Eduarda Almeida Reis e ainda a palestra Levantamentos Aéreos com uso de drones e suas aplicações, ministrada pelo gerente de Produto Vant na Santiago & Cintra Geo Tecnologias, Maurício Campiteli.

A programação inclui ainda demonstração prática dos levantamentos aéreos com uso de drones.

Segundo a palestrante Maria Eduarda Almeida Reis, os temas abordados são de interesse do profissional da área, em especial para o aprimoramento da atuação. “Vamos discorrer sobre a importância da utilização de tecnologias de ponta nos levantamentos topobatimétricos e para o desenvolvimento de projeto das áreas de engenharia de medições, proporcionando maior produtividade, confiabilidade e desempenho”, adianta a  profissional que traz sua experiência na área de topografia, geodésia e cartografia e ainda em processamento com laser scanner aéreo (LIDAR) e aerofotogrametria para realização de mapeamento e desenvolvimento territorial.

O evento tem apoio ainda da Fenea, IEMS, Mulheres do Agro MS, Zamir Geotecnologias, Santiago & Cintra Geotecnologia, Mirante – Engenharia de Medições, TecnoGis – Soluções Tecnológicas e Afeag-MS.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://cutt.ly/CEOQUGj (com emissão de certificado). Mais informações pelo (67) 99938-0387.

Serviço –  1º Simpósio de Engenharia de Agrimensura e as Novas Tecnologias
Data: 22 de outubro de 2021 (sexta-feira) – às 13h30
Local: Auditório da Agraer – Rua Desembargador José Nunes da Cunha, S/N, bloco 12 – Jardim Veraneio – Transmissão ao vivo pelo YouTube do Crea-MS.

Fonte: Assessoria da Asmea