Sessão plenária registra homenagens a profissionais

Campo Grande, 11 jun 2024 às 13:27

Deliberações, relatos de processo, informes e homenagens. A sessão plenária 489 realizada no dia 7 de junho, foi uma oportunidade também para reconhecer profissionais com décadas de dedicação às profissões em Mato Grosso do Sul.

As homenagens vêm sendo realizadas desde o ano passado e os critérios utilizados para a definição dos profissionais homenageados são: mulheres com mais de 30 anos de registro no Crea-MS ou com 60 de idade e homens com mais de 35 anos de registro no Conselho ou 65 anos de idade completados em 2024.

A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, ressaltou a alegria em receber os profissionais, conhecer e reconhecer o trabalho que realizam e a história de dedicação de cada um. “São profissionais que fizeram e fazem história na construção e no desenvolvimento do Estado. Mato Grosso do Sul é um estado novo e esses profissionais tem sua marca na nossa história”, declarou.

Pelo tempo de contribuição ao Crea-MS, o plenário homenageou os engenheiros agrônomos Marlyse Badeca da Costa Oliveira e Sérgio Massuda Júnior; o engenheiro eletricista Luis Mauro Neder Meneghelli e o engenheiro civil Osvaldo José da Silva.

Engenheira agrônoma desde 1992, Marlyse de Oliveira dedicou parte de sua carreira à educação e disse que a homenagem “é extremamente importante para o reconhecimento da mulher na engenharia”. Formada pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (PR) é mestre em Educação pela UCDB. Atuou em assistência técnica rural e foi professora em Ponta Porã e no Colégio Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo em Campo Grande. Foi também analista de projetos da Unidade de Inovação e Conhecimento do Senar-MS.

O engenheiro agrônomo Sérgio Massuda Júnior, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1987, foi sócio proprietário da Eplantec, empresa de planejamento e assistência técnica. Ele atuou na extinta Agrosul, como diretor de serviços, e na Governadoria do Estado, como assessor para assuntos agropecuários. Trabalhou na extinta Codems, empresa de gestão de recursos minerais de MS, e na Iagro, como fiscal estadual agropecuário.

O engenheiro civil Osvaldo José da Silva formou-se pela Universidade Federal de Uberlândia em 1988. Em 2004, concluiu o mestrado em Tecnologias Ambientais, com foco em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, pela UFMS. Sua carreira destaca-se na execução de obras e serviços de construção civil, bem como no setor de saneamento básico, incluindo água e esgoto.

O engenheiro eletricista Luis Mauro Neder Meneghelli formou-se na UFMS em 1986 e possui especializações em gerenciamento de frotas, gestão empresarial avançada, além de um mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, está faz doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre 1986 e 1987, trabalhou na construção de linhas de transmissão e distribuição pela Planel Engenharia. Luis Mauro também se dedica a projetos e execuções de instalações elétricas residenciais e prediais e é professor titular nos cursos de engenharia elétrica e civil na Uniderp, ministrando disciplinas como máquinas elétricas, sistemas de potência e geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. É ainda conselheiro do Crea-MS.

A sessão plenária é transmitida pelo canal do Conselho no Youtube e pode ser acessada aqui

Confira as fotos: