Notícias

Sessão plenária encerra semana de atividades em Dourados

Campo Grande, 16 set 2025 às 15:39

“Estreitar laços com a sociedade e a comunidade profissional de Dourados”, explicou a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello ao iniciar as atividades da sessão plenária de setembro, realizada no dia 12, em Dourados, na segunda maior cidade do Estado.

Esta foi a justificativa também para a 1º Força-Tarefa Estadual de Fiscalização realizada no período de 8 a 12 de setembro, em Dourados, que contou com a participação de 11 agentes fiscais cuja meta era a de fiscalizar 600 atividades. A ação teve foco na construção civil, mas atingiu empreendimentos nas mais diversas áreas.

“A semana de fiscalização foi um sucesso e já temos novas ações programadas em outros municípios, sempre com o olhar voltado à proteção da sociedade. Só conseguiremos proteger a sociedade se também protegermos e valorizarmos os profissionais. Não somos apenas um órgão fiscalizador: precisamos respeitar os bons profissionais, para termos um conselho forte e reconhecido. Onde houver leigos ou profissionais sem registro, não permitiremos que exerçam nossas atividades,” avaliou Vânia Mello.

A sessão plenária foi realizada no auditório da Unigran e contou com a presença dos conselheiros, profissionais e autoridades, já que a sessão registrou também homenagens àqueles que contribuem com a formação, valorização e com as próprias profissões.

Entidades de classe: presidentes da AEAD e Aeagran recebem menção honrosa

Com homenagens a profissionais e entrega de certificado de menção honrosa a instituições de ensino e entidades de classe da cidade, o Conselho buscou reconhecer a dedicação de pessoas, compromisso das instituições com a formação profissional e das entidades classistas com a valorização e aperfeiçoamento profissional.

Reitores da Unigran, UFGD e Uems receberam Menção Honrosa em nome das instituições de ensino

A menção honrosa foi concedida à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Unigran, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados (AEAD) e Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran).

O reitor da Unigran, professor Renato Lima Pereira, afirmou que o papel da instituição de ensino é formar alunos preparados para contribuir de forma efetiva com a sociedade. “Nosso compromisso, o compromisso das instituições de ensino, é garantir que cada estudante esteja apto a tornar a sociedade melhor”, disse em seu discurso.

Reitor da Unigran, prof. Renato Lima Pereira

Ele destacou ainda que a homenagem à Unigran se deve, em grande parte, ao trabalho do professor e engenheiro Rubens Di Dio. “Nossos professores fazem com que continuemos formando profissionais capazes de exercer a profissão com qualidade e dignidade, garantindo serviços de excelência e fortalecendo as parcerias essa com o Crea”, reconheceu.

O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor Jones Dari Goettert, destacou a importância do Crea-MS reconhecer as instituições responsáveis pela formação de profissionais, ressaltando a aproximação com o interior do Estado.

“É muito importante o Crea estar presente no interior, porque ainda quase tudo acontece na Capital e precisamos inverter esse processo. O Crea dá um sinal fundamental ao passar toda a semana aqui, o que tem grande valor para nós. Somos o segundo principal polo da educação superior e da formação de engenheiros, agrônomos e geocientistas, profissionais que em sua maioria integram o Sistema Confea/Crea, e isso é muito importante para nossa instituição.”

Reitor da UFGD, prof. Jones Dari Goettert

Profissionais que há 35 anos atuam nas áreas da engenharia e agronomia em Dourados também foram homenageados. É tradição do Conselho, durante as sessões plenárias, reconhecer a trajetória de profissionais que se destacam pelo compromisso, dedicação e princípios éticos.  Foi o caso do engenheiro civil João Batista Doff Sotta. Graduado em 1979 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), durante 35 anos foi servidor público municipal nas secretarias de Obras Públicas e da Fazenda, em Dourados. Atualmente é responsável técnico pela Sotta Consultoria.

O engenheiro agrônomo Fernando Lamas também foi homenageado durante a sessão plenária. Registrado no Crea-MS desde 1980, Lamas é pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. Atua na área de manejo e tratos culturais do algodoeiro, sistema de plantio direto, rotação de cultura, plantas de cobertura e reguladores de crescimento. Foi representado por sua esposa, Georgina Stroppa Lamas.

Homenagem ao eng. civ. João Sotta e eng. agr. Fernando Lamas (representado por sua esposa Georgina)

Presente à sessão, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Dourados Inspetor Cabral parabenizou o Crea-MS pela iniciativa de descentralizar as reuniões, aproximando-se mais da sociedade e dos profissionais. “Essa ação representa a valorização do interior, em especial de Dourados. A realização do evento no município tem um significado especial, pois além de dar maior visibilidade ao trabalho do Conselho, cria um espaço de diálogo e de troca de experiências entre profissionais, instituições e o poder público”, destacou afirmando que projetos relacionados à mobilidade, infraestrutura têm recebido especial atenção do poder público municipal.

Vereador Inspetor Cabral representou o legislativo municipal durante a sessão plenária

A reforma da sede própria da inspetoria de Dourados foi anunciada pela presidente Vânia Mello. Com investimento de quase R$ 1 mi, o edital para contratação de empresa para elaboração de projetos técnicos multidisciplinares em BIM e execução da reforma da inspetoria de Dourados será lançado no dia 22 de setembro próximo.

Sessão plenária reúne conselheiros em Dourados

Comunicação Crea-MS