Com o tema Múltiplas Conexões: Bacias Hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai será realizado no dia 7 de junho, a partir das 8h30, no formato virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube da Assembleia Legislativa, o II Seminário Estadual da Água.
O evento é parte das ações em comemoração à Semana Estadual da Água, instituída pela Lei 4.878/2016 que tem por objetivo estimular a disseminação de informações sobre as fontes de recursos hídricos e conscientizar a sociedade sobre a importância do uso racional da água.
O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por iniciativa do deputado Renato Câmara; pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); Rotary Club de Campo Grande; Universidade Estadual de MS (UEMS) e pela Frente parlamentar de recursos hídricos da Assembleia e conta com o apoio do Crea-MS.
A programação conta com diversas mesas redondas que serão realizadas nos períodos matutino e vespertino e abordarão temas ligados a recursos hídricos, legislação, uso racional da água e do solo, políticas públicas, manejo integrados, entre outros.
O 1º vice-presidente do Crea-MS, eng. agr. Elói Panachuki será um dos palestrantes da mesa redonda sobre uso racional da água e do solo, que terá início às 14h40. Panachuki, que é doutor em agronomia e professor da UEMS, falará sobre a visão do Crea-MS em relação à responsabilidade técnica nas ações de conservação do solo e da água.
Em sua palestra, além de reafirmar a importância da valorização dos profissionais devidamente qualificados e registrados no Crea-MS, nas ações de conservação do solo e da água, Panachuki ressaltará a necessidade da conscientização de que é necessário conhecimento e sólida formação acadêmica dos responsáveis técnicos, “para que a sonhada sustentabilidade na produção agropecuária seja alcançada”.
Ainda segundo ele, o seminário será uma excelente oportunidade para discutir a importância do uso racional dos recursos naturais solo e água. “Com este importante debate poderemos avançar na implantação de políticas públicas que possam atender às demandas da sociedade sob a ótica do uso sustentável dos recursos naturais”, avaliou Panachuki.
Para participar, basta acessar o YouTube da Assembleia Legislativa que está disponível aqui
Confira aqui a programação
Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS