Segurança do Trabalho: fundamental em qualquer atividade

Campo Grande, 18 mar 2019 às 18:12

Luciana Macedo Silva (Crea-MS) é mineira, nascida em Veredinha. Aos 34 anos, graduada em Engenharia Elétrica em 2006,  pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho, defende que “todas as profissões deveriam ser complementadas com especialização em Segurança do Trabalho”. Para ela, “o que acontece é que a gente se transforma em engenheiro de gente. A especialização é fundamental para que a gente aprenda a proteger as pessoas, entenda suas dificuldades e também atenda às expectativas do gestor. A engenharia de segurança do trabalho amplia a visão dos riscos da atividade da produção. Depois do curso, mudei completamente o meu olhar sobre o profissional”.

Em fevereiro último, Luciana foi eleita coordenadora nacional das 12 Câmaras Especializadas em Engenharia de Segurança do Trabalho, um dos fóruns do Sistema Confea/Crea. No cargo, pretende trabalhar pela revisão de questões de valorização profissional. A seguir, confira as expectativas da nova coordenadora.

Confea: Entre os assuntos tratados pela câmara, qual a senhora acha que precisa de um olhar mais urgente  e apurado?
Luciana Macedo Silva:
Acredito que os temas relacionados às questões que envolvem o ensino precisam de atenção especial. O ensino a distância é uma realidade, mas temos que ter critérios que precisam atender, de fato e com nível satisfatório, a capacitação técnica do trabalhador. Uma formação semipresencial poderia resolver parte dos problemas, já que boa parte das matérias exige aulas práticas.

Confea: A senhora já foi conselheira e atuou em algumas gerências do Crea do Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que de forma simultânea coordena dois grupos, a Câmara Regional e a Nacional, para este ano, o que  destacaria do plano de trabalho já elaborado?
Luciana Macedo Silva: As questões de ensino serão sempre uma constante, e em nossas ações imediatas pretendemos atuar na área de prevenção de incêndios e acidentes de grandes proporções.

Confea: Quais as suas perspectivas à frente da coordenação?

Luciana Macedo Silva: Rever questões de valorização profissional do engenheiro de segurança do trabalho, uma categoria muito importante. Diria até que desenvolvemos um trabalho social na medida em que ao evitar acidentes trabalhamos não só para as empresas, mas para o governo, ao ajudamos a reduzir os gastos do INSS. Gerir recursos humanos é mais importante do que gerir recursos financeiros.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea