Rio Grande do Sul recebe XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA)

Campo Grande, 31 ago 2023 às 09:31

Após receber a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Gramado, no período de 8 a 11 de agosto, o Rio Grande do Sul volta a receber um grande evento do Sistema Confea/Crea e Mútua.  Desta vez é o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), cuja 33ª edição será realizada de 12 a 15 de setembro em Pelotas. Antes, nos dias 11 e 12, na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas – UFPE, será promovido o IV Encontro Brasileiro de Coordenadores de Cursos de Agronomia. O Confea apoia os eventos, respectivamente, por meio de patrocínio e locação de estande.

Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab e coordenador do Colégio de Entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua (Cden), o engenheiro agrônomo Kleber Santos considera que o 33º CBA é marcante pelo tema central que trata da “Formação, atribuições e exercício profissional pleno da Agronomia no mundo em transformação”, porque , segundo ele, envolve as atribuições do Engenheiro Agrônomo que “são amplas, ecléticas e sistêmicas, conforme o Decreto nº 23.196, de 1933”.

Entre os destaques da programação oficial, disponível aqui, o coordenador do Cden comenta sobre a organização internacional e as políticas para a agricultura e alimentação, cooperativismo, inovação e revolução tecnológica, enfrentamento às mudanças do clima, formação e atribuição profissional, Receituário Agronômico, Agenda 2030 e os ODS (ONU).

Ainda na programação oficial, estão previstas atividades extras, que também devem contribuir para a valorização da atuação profissional. “Além do Encontro de Coordenadores de Cursos de Agronomia, haverá um encontro de estudantes de Agronomia e ainda visitas técnicas a instalações da UFPEL; unidade de olivicultura e industrialização de azeite; lavoura de arroz irrigado; indústria de parborização de arroz; porto de Rio Grande; ao Centro Histórico de Pelotas e ao prédio da antiga Escola de Agronomia Eliseu Maciel,  onde foi criado dos mais antigos cursos de Agronomia do país, além de atividades artísticas e culturais”, aponta o coordenador do evento.

banner encontro de Agronomia 2023

Coordenadores de curso
Quanto ao IV Encontro Brasileiro de Coordenadores de Cursos de Agronomia, Kleber Santos informa que a intenção é promover uma articulação de ações em prol da qualidade do Ensino e da formação, alinhadas ao exercício profissional dos engenheiros agrônomos. “Vamos discutir temas como a demanda, evasão e retenção de estudantes; acreditação de cursos; certificação profissional e o convênio entre o Confea e a Sociedade Americana de Agronomia – SAA/EUA. Sem dúvida, será uma oportunidade ímpar para apresentar a esses profissionais a atuação do Sistema diante de desafios que estão na ponta da preocupação dos profissionais e dos futuros profissionais da Agronomia”, considera Kleber Santos.

Ele destaca que a Confaeab deve apresentar proposta de acreditação de cursos de Agronomia, “o que é inédito na política profissional da categoria agronômica”.

Equipe de Comunicação do Confea