Reunião nacional de Câmaras de Segurança no Crea-ES marca Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho

Campo Grande, 27 nov 2018 às 17:56

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) recebe a 1ª reunião extraordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) do Confea. Integrantes dos Creas de todo Brasil estão em Vitória (ES) para debater temas da área. O evento é realizado de 27 a 29 de novembro na sede do Crea-ES. Mato Grosso do Sul está sendo representando pela conselheira e engenheira de segurança do trabalho Luciana Macedo.

Engª. Seg. Trab. Luciana Macedo representa MS.

O primeiro dia dos trabalhos marca o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho (27 de novembro). Nesta data, em 1985, foi homologada a Lei 7410, que oficializou a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e criou a categoria profissional de Técnico em Segurança do Trabalho.

O Dia do Engenheiro do Trabalho foi lembrado pela presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, que participou da abertura da reunião extraordinária. “É uma alegria recebê-los em um dia tão especial. A Engenharia de Segurança do Trabalho é o anjo da guarda dos profissionais. Meus parabéns para todos os engenheiros que diariamente zelam pela saúde e segurança do trabalhador!”, disse Lúcia.

O coordenador da CEEST do Crea-ES, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Rogério do Nascimento Ramos, também destacou a importância dessa data. “É uma honra para o Crea-ES receber conselheiros de todo Brasil para discutir a temática da segurança do trabalho, principalmente nesta data que marca o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho”, disse Rogério.

Por mais Câmaras de Segurança

O presidente da CCEEST, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luiz Antonio de Melo (Crea-PE), também deu os parabéns aos profissionais pelo seu dia. Além disso, reforçou a mobilização que está sendo feita pela manutenção e ampliação das Câmaras Especializadas de Segurança do Trabalho nos estados. Hoje apenas 11 Creas possuem uma CEEST.

“Temos estimulado nos Creas nesse debate e conscientizado os conselheiros para que eles trabalhem pela ampliação e manutenção das câmaras. O atual presidente do Confea, Joel Krüger, tem nos dado apoio muito grande nesse tema”, destacou o coordenador. “A engenharia de segurança é fundamental para o país. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 10% do PIB é gasto com remediação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, afirmou.

“Dos 27 Conselhos de Engenharia, onze possuem a Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho. Precisamos buscar que a Engenharia de Segurança chegue até todas as câmaras nos Conselhos Técnicos”, complementou a presidente do Crea-ES, Lúcia Vilarinho.

Programação

Na tarde desta terça, a engenheira de Segurança do Trabalho Maria Aparecida Rodrigues Estrela (Crea-PB) irá proferir a palestra “O X da Questão: Como ter um PCMAT e PPRA proativos”. A programação da reunião extraordinária inclui ainda uma visita técnica ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

Engenharia de Segurança do Trabalho

A Engenharia de Segurança do Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a eliminação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O engenheiro de segurança do trabalho cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja coordenando equipes multiprofissionais, seja desenvolvendo projetos e ações preventivas, ou mesmo atuando como Perito Trabalhista.

De acordo com dados estatísticos do Confea, 41.739 profissionais da modalidade de Engenharia de Segurança do Trabalho, no País, ativos e cadastrados nos conselhos regionais de Agronomia e Engenharia.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre as Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST).

Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES