Profissional com mais de um título? Chegou a hora de optar por um deles

Campo Grande, 06 mar 2024 às 17:51

Os conselheiros, profissionais da engenharia e agronomia, são eleitos pelas entidades de classe e instituições de ensino registradas no Conselho. Eles têm a responsabilidade de fiscalizar e aperfeiçoar o exercício das profissões em benefício da sociedade.

Anualmente, um terço dos conselheiros do Plenário do Crea-MS, é renovado, conforme o processo conhecido como “renovação do terço“, cujas regras são definidas pela Resolução 1070/2015 do Confea. Há uma lei, a 5.194/66, que estabelece atribuições, prerrogativas e responsabilidades dos profissionais, assim como as normas para o exercício legal da profissão e para a fiscalização das atividades relacionadas a essas áreas.

Os procedimentos para a renovação são coordenados pela Comissão de Renovação do Terço (CRT) responsável por analisar a proporcionalidade entre as categorias e modalidades profissionais e propor a composição do Plenário do Crea-MS e das suas câmaras especializadas. A Comissão é integrada por, no mínimo, um conselheiro de cada uma das quatro das câmaras especializadas do Regional.

O número de conselheiros por modalidade, no caso específico das entidades de classe, é determinado pelo cálculo da proporcionalidade da quantidade de profissionais que estão em dia com a anuidade até 31 de dezembro do ano anterior.

Profissionais que têm mais de um título, – aqueles que são engenheiros civis e engenheiros de segurança do trabalho, por exemplo – , devem realizar a opção pelo título que desejarem ser representados no plenário.

A opção pelo título profissional deve ser feita no Portal de Serviços do Crea-MS, na área restrita, no período de 1º a 31 de março. Profissionais com mais de mais de um título e que não realizarem a opção no prazo determinado, serão representados pela primeira profissão de registro do Conselho.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-368-1000, ramais 1038 ou 1055.