Primeiro inspetor do Crea-MS, eng. civ. Julmei Lorenzoni é homenageado

Campo Grande, 22 abr 2024 às 15:21

Em 1966, Campo Grande passou a contar com uma delegacia – instância abaixo de inspetoria do Crea Mato Grosso (Crea-MT). As grandes distâncias entre Campo Grande e Cuiabá dificultavam procedimentos necessários para que os profissionais desenvolvem suas atividades conforme exigido pela legislação. E assim foi por 12 anos, quando a criação do estado de Mato Grosso do Sul mobilizou um grupo de profissionais e levou ao Conselho Federal (Confea), a necessidade da independência financeira e administrativa do Conselho para o novo Estado.

Neste ano, no dia 13 de dezembro, o Regional sul-mato-grossense completa 45 anos. E como parte das comemorações, na última sexta-feira (19/4), o Conselho homenageou o engenheiro civil Julmei Lorenzone, o primeiro inspetor do Crea de Mato Grosso do Sul. A homenagem foi realizada no auditório do Conselho, durante a solenidade onde foram empossados os inspetores do Crea-MS para o mandato 2024 a 2026.

Lorenzoni foi inspetor do Crea-MS nos anos de 1980 e 1981, na cidade de Dourados. Foi também um dos fundadores da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados (AEAD).
Formado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1977, Lorenzone mudou-se para Dourados logo após a formatura. Sua contribuição ao Crea-MS deu-se ainda como conselheiro titular e suplente.

“Fiquei muito surpreso com a homenagem. Há 45 anos teve início uma longa história. Eu era recém-formado e havíamos acabado de fundar a AEAD. A inspetoria de Dourados englobava todo o sul do Estado, era trabalhoso. O Estado estava começando, com tudo a ser feito. Eu era jovem, muitos sonhos. Todos esses anos em que convivi com o Crea, que trabalhei e participei foram muito importantes para a minha formação profissional e de vivência em comunidade. Tudo isso me deu uma base para outras participações que faço até hoje”, disse o engenheiro.

Comunicação Crea-MS