Notícias

Presidentes estão reunidos em Recife

Campo Grande, 17 abr 2023 às 20:35

Brasília, 17 de abril 2023

Com a participação do prefeito de Recife, eng. civ. João Campos (PSB), foi aberta na cidade, nesta segunda (17/4), a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP). Após a execução dos hinos do Brasil e de Pernambuco, conduzida pelo coral do Crea-PE, foram homenageados Nair Ceciliano Antonio, mãe do presidente do Crea-RJ, eng. eletric. Luiz Cosenza (falecida em 22 de março), e o engenheiro eletricista Carlos Roberto Aguiar de Brito (falecido no último dia 12), ex-conselheiro do Crea-PE, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco (Senge-PE) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), de 1993 a 1999, da qual Carlão, como era conhecido, foi um dos fundadores.

Ao representar o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, o vice-presidente eng. eletric. Evânio Nicoleit saudou a projeção de Recife e do Estado de Pernambuco, bem como de sua cultura. “Parabenizo o Crea-PE pelo projeto de criação de um coral no Crea. Que essas atividades culturais, de inovação e inclusão social sejam repercutidas em outros regionais”, disse, referindo-se ao coral de profissionais do Regional Pernambuco responsável pela abertura do evento. “Colocamos também todo o nosso Sistema à disposição da Prefeitura para que a gente possa compartilhar informações estratégicas relacionadas ao Sistema, às instituições de ensino e entidades de classe, em defesa da nossa sociedade”, disse.

Ao agradecer a participação do prefeito de Recife, João Campos, iniciativas de parcerias foram destacadas pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit
Ao agradecer a participação do prefeito de Recife, João Campos, iniciativas de parcerias foram destacadas pelo vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

Evânio destacou ainda a atuação do Porto Digital, “uma iniciativa que promove desenvolvimento e inclusão social, em conformidade com a missão do Sistema de defesa da sociedade por meio do exercício legal das nossas profissões”.

Já o prefeito João Campos manifestou sua alegria em receber as lideranças do Sistema. “É muito bom falar para um quórum tão qualificado. Também escolhi como área de atuação e formação essa área. Para mim, é muito importante a formação como engenheiro civil porque, ao ser prefeito, cuidamos do nosso território, o que bate diretamente na porta da Engenharia. Tive uma agenda sobre uma passarela de pedestre que irá englobar uma biblioteca, uma área de formação digital. Todos os dias precisamos tomar decisões em que cabe à engenharia apontar novos caminhos. Temos 70% do território em áreas de morro com 500 mil pessoas. E temos rios e riachos, a maior parte canalizados, então temos o desafio da inundação, do deslizamento. O caminho para enfrentar esses desafios passa pela Engenharia”, ressaltou, destacando iniciativas da gestão como a drenagem do Rio Tejipió.
 

Coral do Crea-PE foi muito aplaudido, após a execução do hino nacional e do hino estadual
Coral do Crea-PE foi muito aplaudido, após a execução do hino nacional e do hino estadual

“Ano a ano, estamos aumentando os investimentos públicos, em grande parte em obras de infraestrutura. Nossa categoria tem muito a contribuir para o Brasil. O Brasil precisa da engenharia para ter ganho de competitividade. Temos que estimular fóruns como esses para termos ações concretas e esse conceito se transforme em conquistas efetivas”, afirmou”.

“Presidente do Crea-PE, o engenheiro civil Adriano Lucena destacou a alegria de receber os presidentes dos Creas, agradecendo a equipe do Regional, como o coral de colaboradores que cantou os hinos nacional e estadual. Saudando o prefeito da cidade, João Campos, Adriano considerou que “o Crea-PE tem o prazer de dizer a todos vocês que teremos um Sistema forte. Temos um debate com a prefeitura de Recife em torno de projetos. A Engenharia, a Agronomia e as Geociências promovem o bem-estar para a sociedade. Temos debatido para fazer na antiga escola de Engenharia de Pernambuco, a quarta escola de engenharia do país, um memorial da Engenharia, para que a gente possa aquecer o Centro de Recife e que o Crea esteja de mãos dadas com a sociedade”.

Presidente do Crea-PE, eng. civ. Adriano Lucena


“Somos a terra de libertários como Frei Caneca, e estamos na luta pela conclusão da Transnordestina. Chamamos a sociedade porque é uma luta a favor do Nordeste, a favor do Brasil. Queremos o crescimento do país”, disse, rendendo homenagem a Carlão, ex-fundador da Fisenge e enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo prefeito João Campos. “O prefeito traz um conselho estratégico e social onde o Crea tem assento para tornar essa cidade mais democrática e participativa. A Engenharia pode reverter os desafios da cidade. A Engenharia não terá exclusivamente esse papel cartorial. A sociedade exige de nós coragem para mudar de verdade”.

Diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Carlos Eduardo Vilhena
Diretor de Benefícios da Mútua, eng. civ. Carlos Eduardo Vilhena

Diretor de Benefícios da Mútua, o engenheiro civil Carlos Eduardo Vilhena comentou a atuação da entidade como braço assistencial do Sistema. “Estar aqui é a oportunidade de ouvir nossos colegas presidentes e trocar experiências para que possamos valorizar nossos profissionais. O desenvolvimento sustentável e a preservação de direitos da sociedade passam pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Cabe a esse braço social do Sistema auxiliar o profissional na sua construção”, disse, informando que o presidente Francisco estará participando da reunião nesta terça (17/4).
 

Coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho
Coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho

Já o coordenador adjunto do Colégio de Presidentes, eng. ftal Carlos Xavier, desejou sucesso à reunião, enquanto o coordenador do CP, eng. agr. Ulisses Filho, agradeceu a receptividade, apontou a importância das decisões previstas para todo o Sistema Confea/Crea e Mútua e agradeceu a presença do prefeito João Campos e de assessores da prefeitura.

 

Durante três dias, presidentes de Creas de todo o país participam da reunião em Recife
Durante três dias, presidentes de Creas de todo o país participam da reunião em Recife


Resolução, eleições, Soea e outros informes

Em seus informes, Evânio Nicoleit apresentou o cenário de eleições gerais neste ano. “Pela primeira vez, teremos eleições gerais no formato online. Temos comissão eleitoral construída sob a coordenação do conselheiro Daltro Pereira. Foi aprovado que durante a reunião do CP em Campina Grande haverá um dia para ser feita uma apresentação aos presidentes sobre o processo eleitoral”. “Aumentaremos em um dia a reunião para que possamos tirar as dúvidas de todos em um seminário”, informou o coordenador do Colégio de Presidentes, na continuidade dos trabalhos.

A aprovação da resolução 1.137, substituindo a 1025/2009, sobre a adequação à Nova Lei de Licitações também foi enumerada. “Este assunto foi debatido na última reunião de 2022 pelo Colégio de Presidentes, considerando a necessidade de um debate maior sobre essa lei. Foi tramitado ordinariamente com consulta pública e análise dos órgãos internos do Confea. A resolução foi colocada em vigência ainda antes de 1º de abril, mas houve a prorrogação por mais um ano da 8.666, na véspera da extinção prevista de sua vigência”, disse, enaltecendo o esforço da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos – Conp e do plenário do Confea. “Agora, estamos adequados um ano antes. Qualquer empresa pode emitir a Certidão de Acervo Operacional – CAO. Não ficamos no limbo ou refém de outros conselhos profissionais”, disse, ressaltando também a aprovação de novos repasses do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Prodesu).

A 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) também foi citada, ao lado do Congresso Técnico Científico (Contec), cujo calendário já está aberto com inscrições até 30 de junho. “Informamos também que se encontra aberto o website para que todos os interessados possam fazer sua inscrição, lembrando que há exigência da inscrição para que seja emitido o Sispadi e a gente evite atropelos de última hora”.

O 11º Encontro de Líderes, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e de ministros de Estado, também foi um momento valorizado pela fala do vice-presidente do Confea. “Tivemos eleições e elaboração de planos de trabalho de coordenadorias e todos os fóruns consultivos”, disse, considerando a participação no projeto Café & Política, desenvolvido pela Assessoria Parlamentar do Confea. “Estamos empreendendo todos os esforços para termos uma grande representação durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia”.

A realização do 7º Encontro Nacional de Fiscalização (Enafisc), no Confea, possibilitará a “unicidade de ações, mas, sobretudo, a orientação do Tribunal de Contas da União sobre o uso da inteligência artificial, nos auxiliando na busca de atividades e de obras a serem fiscalizadas pelo Sistema, reforçando a fiscalização como uma atividade positiva, identificando pontos a serem fiscalizados com uso de tecnologias”.

O I Encontro Nacional dos Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética dos Crea (Encace) também foi lembrado pelo vice-presidente do Confea. “Que essa iniciativa seja incorporada à nossa cultura”, disse, informando que foram feitos estudos de caso e encaminhamentos para o aperfeiçoamento das atividades da área de ética dos Creas.

Evânio Nicoleit lembrou ainda aproximação maior com o Crea Júnior e seu compromisso em torno da participação para a atualização da Lei 5.194/1966. “Eles estabeleceram um documento com regras de funcionamento, que não é um estatuto, nem um regimento interno, mas enquanto eles não estão de forma explícita incorporados à 5.194”, comentou, considerando a necessidade de os Regionais apoiarem e acompanharem a atuação dos Creas Juniores. 
 

Conselheiros federais Cândido Carnaúba Mota e Mário Cavalcanti ao lado de outras lideranças participantes da reunião
Conselheiros federais Cândido Carnaúba Mota e Mário Cavalcanti ao lado de outras lideranças participantes da reunião

Novos cursos, mobilidade e certificação

O posicionamento do Sistema, solicitando ao MEC a suspensão de autorização de novos cursos em todo o país, foi também destacada. “Para que a gente possa levar a nossa expertise, da Ceap, das instituições de ensino para dialogar e contribuir, visando sempre à excelência das atividades do Sistema Confea/Crea. Também solicitamos que seja incorporado ao diploma do egresso também a nota do Enad e também a modalidade em que o profissional se formou, quando possível, considerando que é um direito da empresa conhecer seu futuro profissional”. Evânio citou que será encaminhada uma reunião com o Conselho Nacional de Educação com esse objetivo.

A participação na 14ª reunião do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana (CECPC), em Havana, no início de março, também foi apontada pelo vice-presidente do Confea.  “A gente discute mobilidade profissional e a equidade de gêneros”, disse, ressaltando que o colegiado é liderado pelo presidente Joel Krüger.

Durante a Cimeira Bilateral Confea/OEP (Ordem dos Engenheiros de Portugal), realizada em fevereiro, o tema da mobilidade profissional também foi tratado. “Teve a participação inclusive do Cden neste encontro com destaque para o debate conduzido pela vice-presidente da OEP, engenheira química Lídia Santiago, sobre acreditação de cursos”, apontou. “Em se tratando de organizações internacionais, tendo 90 dias como prazo, estamos fazendo essa mobilidade em 63 dias”, disse, citando um caso de mobilidade profissional analisado.

convênio com a Ashare Brasil Chapter, “com vistas sobretudo à certificação profissional”, foi também destacado pelo vice-presidente do Confea. 

Veja a cobertura da TV Confea:

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea com colaboração de Wesley Sousa (estagiário da GCO)

Fotos: Marck Castro/Confea