Comitiva acompanhada por profissionais do Programa Jovem Engenheiro, visitou obras do segundo maior templo católico do mundo
Os representantes do Colégio de Presidentes do Centro-Oeste (CPCO), a convite do presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira, participaram nesta terça-feira (11), de uma visita guiada pelas obras do novo Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). O grupo foi acompanhado por profissionais recém-habilitados que integram o Programa Jovem Engenheiro do Crea-Goiás.
“O Crea Goiás está sempre de portas abertas para os profissionais. Trazê-los em grandes obras para fazerem networking e estarem próximos das atividades profissionais faz parte dos programas do nosso Regional. Hoje, esta visita foi ainda mais especial, com a ilustre presença dos presidentes dos Creas do Centro-Oeste”, afirmou Lamartine.
A presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Abreu de Mello, considerou a obra esteticamente bonita e majestosa. “Essa construção mostra que a Engenharia vai além do processo construtivo e se envolve no contexto em que ela está inserida, participando da concepção do espaço, do cunho religioso, da análise de projeto”, avaliou Vânia.
Para a presidente do Crea-DF, eng. eletric. Adriana Rezende Avelar de Oliveira, a estrutura da obra é “muito grande e reflete a fé das pessoas”. Já a vice-presidente do Crea-MT, eng. agr. Lys Sueli Barco Hernandes de Moraes, a iniciativa promove a “integração entre as pessoas e representa um marco construtivo para o todo o Brasil”.
A construção do novo Santuário teve início em 2012. A obra será o segundo maior templo católico do mundo (atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e abrigará o maior sino do mundo. “É um projeto complexo e grandioso”, explicou o diretor da VGVIX, empresa responsável pela obra, eng. civ. Durval Gouveia.
A nova Basílica terá capacidade para 12 mil pessoas sentadas e o local da missa campal contará com espaço para 50 mil pessoas. O Santuário tem 450 mil metros quadrados de implantação, com 130 mil metros de área construída e 2 mil vagas de estacionamento. No subsolo, com 7 metros de altura, fica o ossário e uma capela.
A obra conta com um projeto dividido em blocos que inclui o subsolo, nível térreo, mezanino e a praça em formato circular, onde começa a igreja. Durante a visita, a grandiosidade da construção impactou os jovens engenheiros que acompanharam a visita. “O profissional consegue ver o controle de processo”, afirma o eng.civ. Raphael Mendes. Segundo a assessora institucional do Crea-GO Jovem, Ana Renata, a visita mostra a complexidade do projeto e da execução, além de ser um espaço de networking para os novos profissionais. “É uma obra atípica e que permite o compartilhamento de experiências”, afirmou a assessora.
Toda em concreto, a Basílica tem 50 metros de pé direito com alvenaria dupla. A cúpula tem 80 metros de altura e 70 metros de diâmetro, sustentada por 12 pilares representando os 12 apóstolos. O projeto é construir o Santuário na forma de uma cruz, cercado por espaços de apoio aos romeiros e a parte de comunicação da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). A obra ainda não tem previsão de conclusão, porém o bloco F (braço esquerdo da cruz) está previsto para o primeiro semestre de 2025.
A visita técnica foi organizada pelo Departamento de Fiscalização do Crea-GO, sob gerência do eng. civ. Jeorge Frances.
Colégio de Presidentes
A visita a Trindade foi acompanhada pelo presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira; e teve a presença da presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Abreu de Mello; da presidente do Crea-DF, eng. eletric.. Adriana Rezende Avelar de Oliveira e da vice-presidente do Crea-MT, eng. agro. Lys Sueli Barco Hernandes de Moraes, representando o presidente do Crea-MT, eng. civ. Juares Silveira. Além deles, também o superintendente Técnico do Crea-MS, eng. agro. Jason Brais Benites de Oliveira; a gerente Dep. de Atend. Reg. do Crea-MS, Eliene Batista Gonçalves da Silva; a assessora de Planej. e Gestão do Crea-MS, Jaimeína Araujo Ribeiro; o chefe de Setor da REPR-CO do Confea, Airton José Viana; e o Gerente da GER-CO/S/SE, Adilson José de Lara.
Com informações do Crea-GO