Plano de Manejo de RPPN é tema de evento em Mundo Novo

Campo Grande, 02 ago 2023 às 18:23

O campus de Mundo Novo da Universidade Estadual de MS (UEMS), promove nos dias 10 e 11 de agosto, o IV Workshop RPPN Ernesto Vargas Batista – Múltiplos aspectos do Plano de Manejo de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs).

Serão dois dias de atividades envolvendo palestras e visitas a campo. O evento comemora os 30 anos da UEMS e conta com o apoio do Crea-MS. O objetivo do evento é fortalecer a importância da RPPN Ernesto Vargas Baptista para a educação ambiental, apresentando requisitos para a elaboração de Plano de Manejo de RPPNs.

Uma das pautas do evento também é apresentar a inter-relação entre o ecoturismo e a educação ambiental em Unidades de Conservação e a conectividade entre o público e a natureza, assim como divulgar a Rota dos Pioneiros, maior trilha aquática do Brasil, que integra a Rede Brasileira de Trilhas.
De acordo com a eng. civ. Ana Luzia Batista Martins Abrão, proprietária da RPPN e filha de Ernesto Vargas Baptista, é uma grande alegria planejar mais esta edição do workshop, porque cuidar de uma RPPN é um grande desafio. “Somente com boa vontade e parcerias eficazes é que consigo levar adiante esse trabalho, que para mim é quase que como uma missão. E também com a certeza de que proteger a biodiversidade e cuidar do meio ambiente, é importante não só para mim, mas também para as presentes e futuras gerações”, disse.

Programação

O IV Workshop RPPN Ernesto Vargas terá diversas atividades que serão desenvolvidas no decorrer dos dias 10 e 11 de agosto. Importante destacar o Ciclo de Palestras a serem proferidas:

Dia 10 de agosto

Local: Auditório da UEMS. Horário: 19h
Mediação: Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho – reitor da UEMS e presidente do Conselho de Reitores de MS – CRIE/MS).

Palestra de abertura
Tema: “Plano de Manejo: o principal instrumento de gestão das Unidades de Conservação”. Proferida por Leonardo Tostes Palma (gerente de Unidades de Conservação do Imasul).

Palestra 1
Tema: “RPPN Ernesto Vargas Baptista: o processo de construção do Plano
de Manejo”. Proferida por Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão (proprietária da RPPN Ernesto Vargas Baptista).

Palestra 2
Tema: “O potencial de pesquisas científicas na RPPN Ernesto Vargas Baptista: Laboratório de Solos e Herbário Ernesto Vargas Baptista”.
Proferida pelo prof. Dr. Leandro Marciano Marra (docente e gerente da UEMS de Mundo Novo/MS).

10 de agosto de 2020

Período Vespertino
Atividade de Educação Ambiental. Local: Refúgio Biológico de Maracaju – Mundo Novo/MS (Próximo à Inspetoria da Receita Federal). Horário: 16h

Inauguração do Painel Artístico no muro do Refúgio Biológico de Maracaju – artistas: Ademar Silveira (Podekré) e Isaac Souza de Jesus.

11 de Agosto de 2023

Período Matutino
Inauguração do Herbário Ernesto Vargas Baptista e Laboratório de Fertilidade do Solo. Local: UEMS. Horário: 9h.

Período Vespertino
Visita em campo- RPPN Ernesto Vargas Baptista (Distrito de Morumbi-Eldorado, MS). Horário: 13h -17h.
13h – Saída da UEMS para a RPPN.
14h – Visita em campo.
16h – Relatos sobre a visita e encerramento, retorno para a UEMS/Mundo Novo.