Parlamentares de MS participam de Encontro de Líderes em Brasília

Campo Grande, 07 mar 2023 às 17:44

O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, foi palco de 28 de fevereiro a 2 de março, do 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Tradicionalmente realizado no início do ano, o evento reúne presidentes de Creas, coordenadores de câmaras especializadas, conselheiros federais, presidentes de entidades de classe, estudantes integrantes do Crea Jr e marca o início das atividades de 2023, com definição de calendários, planos de trabalho e seus coordenadores.

Dep. Geraldo Resende participou do Café & Política

A abertura do evento contou, pela primeira vez, com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços. Médico, o vice-presidente Geraldo Alckmin considerou ainda a participação da engenharia na área. “Olhando para a saúde, saneamento básico, vacina e antibiótico, a engenharia está presente”. Segundo ele, a preocupação atual não é apenas em produzir mais barato e melhor. “Agora, é mais barato, melhor e com compensação de carbono. As mudanças climáticas dependem do Brasil, da Indonésia e do Congo, o BIC. Essas três florestas tropicais vão assegurar a proteção contra as mudanças climáticas”, disse, citando ainda inovações como o hidrogênio verde e outras tecnologias para a compensação de carbono. Alckmin fez ainda referência à mineração do estado do ministro Jader Barbalho Filho, por meio de Carajás. “Precisamos agregar valor. Há 30 anos, o Brasil estava na lista ‘dumping’ do aço. Agora, o Brasil saiu da lista e a nossa exportação de aço vai disparar para os Estados Unidos”, afirmou.

No dia 1º de março, o evento foi preparado para receber parlamentares de todo o país para apresentar a agenda prioritária de proposições – Projetos de Leis que estão tramitando no Congresso Nacional, em sintonia com as demandas e estratégias da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, para a agenda do desenvolvimento nacional.

Deputado Beto Pereira compareceu ao evento

A delegação do Crea-MS recepcionou os deputados Geraldo Resende e Beto Pereira, ambos do PSDB e o assessor legislativo do senador Nelsinho Trad (PSD), Parlamentares do Estado participaram do encontro que teve como objetivo abrir diálogo para acompanhamento das pautas de interesse do Sistema em benefício do desenvolvimento do Brasil.

“Somos parceiros do governo federal, da Presidência da República, do parlamento brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos discutir políticas públicas de habitação, mobilidade urbana, saneamento, agricultura familiar, erradicação da fome, queremos um agronegócio forte, o Brasil precisa gerar riquezas a partir de  exploração adequada e técnica”, complementou Krüger, antes de concluir: “No âmbito do Sistema, temos vasta diversidade partidária e de interesses, e respeitamos todos eles. Mas, coletivamente, nossa bandeira é a bandeira da engenharia brasileira”.

De acordo com o assessor parlamentar do Crea-MS, Juliano Marzola, o maior desafio desse importante encontro que realizamos em Brasília, foi trazer para dentro do Sistema, da nossa “Casa”, uma boa parte dos parlamentares que integram a nossa bancada federal. “Um dos principais objetivos do evento foi alcançado, pois pudemos apresentar e também discutir com os nossos deputados federais Beto Pereira e Geraldo Resende, e um representante do senador Nelsinho Trad, a Agenda Legislativa Prioritária de 2023, que são pautas, projetos de lei, que estão em tramitação no Congresso e que envolvem diretamente o Sistema, a vida dos  profissionais, bem como, a segurança de toda a sociedade”, avaliou.

A presidente Vânia Mello ressaltou a importância da oportunidade para estreitar  relacionamento político-institucional e também nos posicionarmos enquanto Sistema Profissional, como também, mantermos o diálogo com parlamentares. “Algumas das pautas que estão tramitando e que pudemos apresentar aos nossos parlamentares, destacamos como prioridade a inspeção predial, sustentabilidade das entidades, habitação de interesse social, carreira de estado e a federalização do Sistema”, explicou.

Comunicação Crea-MS com informações da equipe de comunicação do Confea