Parlamentares de MS participam de 13° Encontro de Líderes

Campo Grande, 22 fev 2024 às 15:04
Hamilton Flandoli (Mútua-MS), Vânia Mello, Jader Filho (Ministro das Cidades), Renato Câmara (deputado MS), Vinicius Marchese (Confea), Domingos Sahib Neto (cons. federal)

Tradicionalmente, as atividades dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua têm início no Encontro de Líderes, evento realizado pelo Confea, em Brasília, que neste ano está em sua 13ª edição e foi realizado de 20 a 22 de fevereiro. O evento reúne presidentes de Creas, coordenadores de câmaras especializadas dos Regionais brasileiros, além de conselheiros federais, presidentes de entidades de classe precursoras do Sistema, representantes do Crea Jr e do Programa Mulher e diretores da Mútua, representando milhares de profissionais de todo o Brasil.

Neste encontro são definidos os coordenadores dos fóruns consultivos, entre eles Colégio de Presidentes e coordenadorias de Câmaras Especializadas.  O foco na atenção aos profissionais sob a perspectiva do tema do evento, “Construindo Caminhos para Desenvolver o País”, foi destacado pelo engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Confea.

“O Encontro de Líderes vai muito além da eleição dos coordenadores de câmaras especializadas e do Colégio de Presidentes, da discussão do Sistema para descobrir como o Sistema pode servir aos nossos profissionais e empresas. É para eles que precisamos trabalhar, seja por meio da atualização da lei ou do planejamento de fiscalização, exercido pelas câmaras, ou do trabalho das nossas entidades de classe, ou dos julgamentos em última instância, o que importa é que a gente precisa focar as nossas ações pelos nossos profissionais”, ressaltou.

Um dos pontos altos do evento, foi uma criativa rodada de discussões por meio de seis painéis compondo o Fórum de Políticas Públicas. Representantes da Controladoria Geral da União, do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, além de profissionais do Sistema abordaram os temas Inovação, Infraestrutura, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Reforma Tributária, Jovens Lideranças e Agronomia.

O Fórum contou com a presença de parlamentares de todos os estados brasileiros, Mato Grosso do Sul teve representante em dois painéis: o deputado federal Beto Pereira participou dos debates sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano e o deputado estadual, que também e engenheiro agrônomo, Renato Câmara, participou do painel Jovens Lideranças.

A presidente do Crea-MS, eng. Vânia Mello, ressaltou a disponibilidade dos parlamentares em participarem do evento que debate políticas públicas essenciais ao desenvolvimento do Brasil. “São políticas executadas, em sua grande maioria, por profissionais da engenharia, agronomia e geociências”, disse.

Deputado federal Beto Pereira e lideranças sul-mato-grossenses

Comunicação Crea-MS com informações do Confea