Notícias

Paraná sedia Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Campo Grande, 30 nov 2023 às 13:28

De 29 de novembro a 1º de dezembro está sendo realizada em Foz do Iguaçu-PR a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, abriu o evento cumprimentando a mesa diretiva, parabenizando os presidentes de Crea e do Confea recém-eleitos e relembrando que o local onde está sendo realizada a reunião já foi palco de duas SOEAs. “A minha passagem pelo Crea-PR me mostrou a importância de todos estarmos unidos para sermos um Sistema forte e atuante, que trabalhe por uma maior inserção das nossas profissões na sociedade, com o valor que as mesmas merecem. Parabenizo a forma democrática com que as eleições foram conduzidas e desejo que neste mesmo passo continuemos trabalhando em prol das profissões e da sociedade”, finalizou Rocha.

Presidente da Mútua, Eng. Agr. Francisco Almeida

Na sequência, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, destacou que no tempo que percorreu boa parte do país para concorrer às eleições do Sistema, percebeu o quanto ainda é preciso avançar e aproximar os profissionais da entidade. “Desejo boa sorte ao Vinícius, presidente eleito para a nova gestão do Sistema Confea/Crea, que ele esteja atento a essa necessidade de avanço”.

Geól. Mário Cavalcanti de Albuquerque

O Geól. Mário Cavalcanti de Albuquerque, representando o presidente do Sistema Confea/Crea, Eng. Civ. Joel Krüguer, que está em missão internacional, agradeceu a recepção do Paraná e desejou uma excelente reunião a todos.

O presidente do Crea-RO e coordenador-adjunto do CP, Carlos Antônio Xavier, apresentou os informes do Sistema, ressaltando que as eleições correram bem, mas que ainda há pontos a melhorar. “Tivemos um acréscimo de 128% de votantes em relação à última eleição e uma queda de 80% nos recursos investidos, mas um grande contingente de profissionais ainda ficou de fora”. Xavier também apresentou o número de participantes da SOEA, 5.575 – que bateu o recorde de todas as edições – e resumiu alguns dos eventos realizados pelo Sistema no último semestre, como o Encontro Nacional de Apoio aos Colegiados (1º ENAC); o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (5º ENTI); o Encontro Nacional de Gestão Documental (1º ENGDOC); o Encontro Nacional de Relacionamento Institucional (3º ENRI); e finalizou destacando a mobilização  realizada que contribuiu para a retirada de pauta de parecer que iria desfavorecer o Sistema Confea (PL 9818/2018).

O presidente da Mútua, Francisco Almeida, reforçou os programas oferecidos pela Caixa de Assistência aos Profissionais do Sistema com o Programa Emergencial Mútua – que oferece financiamento em condições diferenciadas para Estados em situação de tragédia – e o Programa Empreender Mulher, que auxilia financeiramente as mulheres no desenvolvimento de atividades empreendedoras.

O secretário do Estado e Planejamento do Paraná, Guto Silva, e o superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, fizeram uma participação especial na reunião.

Secretário do Estado e Planejamento do Paraná, Guto Silva

Silva destacou o crescimento de nove pontos percentuais no PIB do estado e a colocação do Paraná como tendo a melhor educação pública do país. “Vivemos um grande momento na nossa economia, com várias concessões de parcerias público-privadas. Isso significam obras, empreendimentos, ou seja, Engenharia na veia. O Brasil tem uma escassez de liderança, precisamos construir um país mais próspero por meio da educação e confiamos muito no Crea para colaborar neste crescimento social”.

Superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta

Tioqueta relatou que o Sebrae já atendeu mais de 300 mil pequenas e micro empresas e que agentes de créditos capacitados pelo Sebrae percorrem o Estado orientando as empresas para obtenção de crédito. “Aproveito este momento para solicitar ao Sistema Confea/Crea que batalhe por regulamentações especiais para os MEIs, possibilitando que em conjunto possamos oferecer um atendimento diferenciado aos micro e aos pequenos empresários.

Presidente eleito do Crea-PR para a gestão 2024-26, Eng. Agr. Clodomir Ascari

O presidente eleito do Crea-PR para a gestão 2024-26, Eng. Agr. Clodomir Ascari, destacou: “o Crea-PR é um agente catalisador muito importante em vários processos de grande importância dentro do estado. Ações como a Frente Parlamentar da área na Assembleia Legislativa do Paraná, mostram a proposta de envolvimento das Engenharias, Agronomia e Geociências em ações de interesse da sociedade”.

A manhã seguiu com as apresentações dos presidentes dos Creas, que destacaram as ações realizadas em cada estado desde o último Colégio de Presidentes, ocorrido em setembro.

Comunicação no Crea-PR

A parte da tarde iniciou com a fala do presidente Ricardo Rocha, que apresentou os principais avanços na comunicação com os profissionais e a sociedade durante os últimos anos. A Revista Crea-PR tem abordado, além de conteúdo institucional do Sistema Profissional e do Crea-PR, temas de interesse geral dos profissionais, ligados a avanços, inovações e novidades nas profissões. Na próxima edição, que será lançada em dezembro, serão detalhadas as ações de comunicação, transparência e proximidade com os profissionais, além de temas como clonagem de plantas, soluções para drenagem, crescimento do setor florestal, entre outros.

Mensalmente o Crea divulga um vídeo sobre uma área fiscalizada dentro da atuação profissional, informando como ocorrem as ações de fiscalização e quais são os itens verificados, as vantagens e consequências. Esta é a websérie Olhos do Paraná, que já está em seu 25º episódio.

Sistema de votação eletrônica para o CP

Em seguida foi realizada a apresentação do sistema de votação eletrônica do Colégio de Presidentes, feita pelo assessor da Superintendência de Estratégia e Gestão do Confea – SEG, Bruno Taves Pereira da Silva, e pelo assessor do CP, Renato Lisboa de Oliveira. Eles demonstraram no sistema como é feito o cadastro dos presidentes, a abertura dos itens de votação, o aceso à pauta, aprovação de pauta, propostas e validação de processos. Finalizando, foi feito um teste de votação e sanadas as dúvidas de alguns presidentes de Creas.

Para Lisboa, o “sistema é simples, de fácil acesso às informações. Toda mudança necessita de adaptação, é uma ferramenta nova, mas vamos testando neste CP e no próximo, observando as adaptações para estarmos em 2024 com um sistema confiável de votação de propostas, já sem nenhum tipo de problema”.

Convênio com a ABNT

O item seguinte na pauta foi o contrato entre o Confea, os 27 Creas, a Mútua e a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que disponibiliza o acesso dos profissionais registrados às normas. A parceria torna o Confea, Creas e Mútua assinantes da ABNT coleção, com acesso corporativo ao acervo de Normas Técnicas Brasileiras (NBR) da ABNT e da Associação Mercosul de Normalização (ANM), em até 900 pontos distribuídos nas sedes do Confea, dos Creas e de suas inspetorias, e sedes da Mútua.

O gerente de Relacionamento Institucional do Confea, Renato Muzzolon Junior, apresentou os dados de visualizações, downloads e impressões dos profissionais a essas normas, com comparativos de valores por Crea. A proposta de renovação do contrato foi então votada pelos presidentes, a primeira pelo sistema de votação digital, aprovada por unanimidade.

Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, o Acervo Técnico Profissional – CAT e o Acervo Operacional – CAO

Encerrando o primeiro dia do CP em Foz do Iguaçu foi debatida a uniformização e padronização quanto à operacionalização dos procedimentos previstos na Resolução nº 1.137/2023, de 31 de março de 2023, do Confea, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, o Acervo Técnico Profissional – CAT e o Acervo Operacional – CAO. O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, membro do Grupo de Trabalho do tema, apresentou os itens a serem debatidos entre os presentes.

Comunicação Crea-PR