Notícias

Paraíba recebe presidentes para mais um encontro do Colegiado nacional

Campo Grande, 31 maio 2023 às 17:01

Nesta terça-feira (30), teve início em Campina Grande (PB) a 3ª reunião do Colégio de Presidentes, juntamente com a celebração dos 55 anos do Regional. “Como cidadão paraibano – honra que me foi concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) – tenho a alegria de celebrar o aniversário do Crea-PB com o anfitrião Hugo Paiva e os presidentes de Creas”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, referindo à solenidade especial realizada na manhã de hoje em Campina Grande. 

Durante o evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, convidou os presidentes para dois importantes eventos no mês de junho. O primeiro é o lançamento da Frente Parlamentar das Profissões do Sistema, agendada para o dia 21 de junho. O segundo é a sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, marcada para o dia 22 de junho.

Presidente do Confea, Joel Krüger, durante solenidade do Crea-PB

Em relação à Frente, o presidente destacou o ineditismo da ação: “é a primeira vez que o Plenário do Confea será sede do lançamento de uma frente parlamentar, sendo que essa tem todo um simbolismo, pois é a primeira vez que haverá uma Frente Parlamentar Mista das Profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.”, constatou Krüger. Segundo a Assessoria Parlamentar do Confea, 218 deputados e 22 senadores assinaram o requerimento para criação da Frente, proposto pela deputada federal Marussa Boldrin (MDB/GO).  

Sobre a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, agendada para quinta-feira (22) às 15 horas, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, o presidente enfatizou que, além dos conselheiros e conselheiras, as coordenadoras do Programa Mulher nos Regionais também serão convidadas. “Acreditamos que essa solenidade proporcionará uma maior visibilidade para as mulheres do Sistema, principalmente por ocorrer no Parlamento, onde as questões de igualdade e diversidade são debatidas.”, defendeu Krüger.  Ele também destacou as iniciativas do Programa Mulher, incluindo a atualização da cartilha e o trabalho em prol do empreendedorismo feminino, enfrentamento do racismo estrutural, maior participação no Sistema e reconhecimento do protagonismo das mulheres na engenharia. “Essas ações reforçam o compromisso do Confea em promover a equidade de gênero e valorizar o papel das mulheres na área da engenharia”.

Joel também trouxe outra grande novidade: a 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que acontecerá em Gramado (RS) de 08 a 11 de agosto. O presidente anunciou que a cerimônia de abertura contará com a presença do renomado ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, Rattan Lal. O especialista indiano também recebeu o Prêmio Mundial da Alimentação em 2020 e é um respeitado professor universitário de Ciência do Solo e diretor do Centro de Gerenciamento e Sequestro de Baixo Carbono da Universidade Estadual de Ohio.

Crea PB
Na abertura do CP, o anfitrião eng. civ.  Hugo Paiva (Crea-PB), falou da satisfação em receber os presidentes em seu estado e aproveitou para agradecer. “Estamos muito felizes em retribuir o acolhimento que já tivemos em outros CPs. Além disso, é a oportunidade de agradecer ao Plenário do Conselho Federal por ter aprovado, na última sessão plenária, o Regimento Interno do nosso Regional. Desde o 2017 trabalhamos para ter essa atualização, conforme prevê a Resolução 1074. Agradecemos pelo empenho, pois isso contribui para a reestruturação do nosso Crea”, disse Paiva.

Presidente do Crea-PB, Hugo Paiva

Copimera
Em relação ao 29º Congresso da Confederação Pan-Americana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins (Copimera), que será realizada de 05 a 07 de junho, a anfitriã do Congresso, eng. civ. Rosa Tenório (Crea-AL), agradeceu a oportunidade de sediar esse evento internacional. “Mesmo com todo volume de trabalho, estamos honrados em receber vocês. Haverá 12 minicursos durante esses três dias e o evento é totalmente gratuito. Estamos mobilizando todas as universidades do estado”., pontuou Tenório. O evento terá como tema central “Eficiência Energética: países pan-americanos e Agenda 2030”, e deverá reunir cerca de 400 pessoas, saiba mais.

Presidente do Crea-AL, Rosa Tenório

Mútua
Durante a prestação de contas, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, informou que atualmente são 161 mil associados. Segundo ele, na comparação de janeiro a maio dos últimos dois anos, houve um aumento de quase 80%. Em relação aos benefícios reembolsáveis concedidos, de janeiro a maio de 2023, foram mais de R$220 milhões. “Nosso valor médio subiu para R$ 49 mil, pois houve aumento no prazo para pagamento de 36 para 60 meses. Almeida ainda compartilhou a atualização sobre a plataforma de assinaturas eletrônicas da Mútua, o Mútua Signer, “que revolucionou os processos internos da instituição e facilitou o atendimento aos profissionais associados, que hoje são mais de 138 mil. Temos como meta levar essa tecnologia para todos os Conselhos Regionais”, anunciou o presidente da Mútua.

Presidente da Mútua, Francisco Almeida

Iniciativas nos Creas
Durante a reunião do Colégio de Presidentes, algumas lideranças estaduais tiveram a oportunidade de compartilhar com os demais presentes as boas práticas adotadas em seus Creas. A presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, informou que no dia 20 de junho, o Regional irá homenagear mulheres de destaque na Engenharia, como a primeira presidente de Crea. Adalgisa compartilhou ainda que o Crea-RN ganhou primeiro lugar no 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, na categoria de órgãos públicos federal e judiciário. “Foi um momento de grande alegria para nós porque evidenciou que estamos desenvolvendo pessoas no Crea”, afirmou a engenheira, ressaltando que 10 mil estagiários participaram da pesquisa e 472 organizações concorreram ao prêmio. 

Já o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, convidou todos para a celebração dos 89 anos do Crea Paraná, no dia 19 de junho, na Assembleia Legislativa. Nesta mesma data, haverá a entrega do Prêmio Engenharia Enedina para as seis profissionais que se destacaram. Ricardo ainda falou do Hackathon Greentech, que discutiu inovação e sustentabilidade na área ambiental, em Londrina de 26 a 28 de maio. Dentro da temática inovação, o presidente do Creas-SC, eng. civ. de seg. do trab. Kita Xavier, anunciou o Crea Summit, que acontece nos dias 6 e 7 de julho.

Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha

O presidente do Crea-CE, eng. civ. Emanuel Maia Mota, também falou do hackathon realizado com desafios para aperfeiçoamento do sistema de Anotação de Responsabilidades Técnicas (ART) e o melhoramento da ferramenta desenvolvida no evento. “Teremos um projeto piloto de um sistema inovador. 65% dos profissionais cadastrados no Regional têm até 45 anos, eles pedem essas inovações.”, pontuou Mota. 

Por fim, o presidente do Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins, apresentou números das fiscalizações no maior estado em extensão territorial.  “Temos 20 inspetorias e até o momento foram 3300 fiscalizações realizadas. Estamos conseguindo interiorizar a nossa fiscalização, cobrando das prefeituras que tenhamum responsável nas obras e nas secretarias e assim gerando emprego e renda.”, informou Lins.

A reunião será retomada na quarta-feira (31) com o Seminário Eleitoral do Sistema Confea/crea e Mútua. 

Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro