Reunidos colegiadamente na semana passada em Manaus (AM), os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia aprovaram propor ao Plenário do Confea que, em 2026, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, a Soea, seja em Aracaju (SE). Desta maneira, o ano seria duplamente festivo, pois em 2026 o Crea-SE completa 50 anos de existência. Em sua 81ª edição em 2026, Sergipe sediaria pela primeira vez o evento.
Menor estado do Brasil, Sergipe tem uma conexão importante com o Rio São Francisco, o Velho Chico, que percorre 166 km ao longo do estado, sendo importante fonte de água, pesca, transporte e turismo para a região. Em 2024, a Soea será realizada em Salvador, de 10 a 13 de outubro Durante a reunião da semana passada, em Manaus, houve o sorteio dos estandes dos Creas na ExpoSoea. Em 2025, o evento será hospedado em Vitória (ES).
Homenagem
A terceira reunião ordinária de 2024 do CP foi realizada em Manaus a fim de celebrar o aniversário de 50 anos do Crea-AM, ocasião que contou com solenidade na Assembleia Legislativa do estado, reunindo diversas personalidades da engenharia local. “O Crea é história. Se chegamos aqui foi por causa de todos vocês que estão aqui”, enalteceu a presidente do Regional amazonense, Alzira Miranda.
Na ocasião, o presidente do Confea também recebeu homenagem. “O trabalho do Crea está sendo reconhecido porque gera valor para seu profissional. É isso o que temos que fazer como um sistema”, disse, antes de parabenizar Alzira.
Nova diretoria da Mútua
No último dia de reunião, os presidentes dos Creas receberam a nova diretoria da Mútua – Caixa de Assistência do Crea, que, ao assumir o mandato no último domingo (25/8), é composta pelo diretor-presidente Joel Krüger, e pelos diretores Carlos Antônio Xavier, Edson Kuwahara, Emanuel Mota e Evânio Nicoleit.
“Queremos fazer uma gestão muito próxima aos dois colegiados gestores da Mútua: o Colégio de Presidentes e o Plenário – que elegem os diretores. Não é apenas uma obrigação, mas um desejo. Vamos fazer um trabalho diferenciado em relação à participação de vocês na gestão da Mútua. Queremos recebê-los lá na sede sempre que forem a Brasília. Queremos que tragam a demanda do regional diretamente”, afirmou Krüger, ao comentar que providenciarão, nas instalações da Mútua, um espaço para os presidentes e conselheiros poderem trabalhar em períodos em que esperam, por exemplo, entre o check-out do hotel e o horário de pegar o voo.
Ao encerrar o Colégio de Presidentes (CP), a anfitriã do evento em Manaus, a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda, destacou a alegria em receber os participantes na celebração do jubileu de ouro do Crea-AM. “O Amazonas agradece. Para nós, é uma honra trazê-los aqui para conhecer nossa cultura e entender um pouco mais da nossa realidade. Vocês conseguiram vivenciar tudo aquilo que os amazonenses vivem, e compreenderam as diversas realidades da nossa região.”
Beatriz Leal e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea