Notícias

Palestra discute relação entre saneamento e saúde

Campo Grande, 02 ago 2016 às 13:51

“A importância de avançar no Saneamento Básico – a infraestrutura que salva vidas” é o tema da palestra do presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos,  em Campo Grande, na próxima quarta-feira (13), às 9h, no auditório do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O evento, gratuito e aberto ao público, comemora o Dia do Engenheiro Sanitarista e reúne profissionais, estudantes e interessados no assunto.

A iniciativa é da concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da Capital, Águas Guariroba, e do CREA-MS, em parceria com a ABES-MS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e o IEMS (Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul).  O objetivo é promover uma reflexão sobre a construção de um ambiente sustentável e equilibrado através do avanço no saneamento básico.

Na ocasião, serão divulgados os resultados de um novo estudo sobre os indicadores de saúde pública associados ao saneamento no município de Campo Grande. A pesquisa, com base em dados registrados no DATASUS (Ministério da Saúde), aponta uma redução na taxa de internações por doenças diarreicas na cidade no período de 2013 a 2015. Nos últimos anos, o acesso à rede de esgoto na Capital avançou muito graças às obras e investimentos realizados nas primeiras etapas do Programa Sanear Morena, promovido pela Águas Guariroba.  Em 2003, o serviço estava disponível para apenas 47 mil imóveis. Em 2015 a rede chegou a 214 mil residências.

Atualmente, Campo Grande é a quarta colocada no Ranking do Instituto Trata Brasil entre as capitais brasileiras com melhores índices de saneamento básico – atrás apenas de Curitiba, Belo Horizonte e Goiânia. A rede de esgoto está disponível para 80% da cidade e a água tratada chega a 99,7%.

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2007 com foco em conscientizar a sociedade e promover, através da mobilização social, o avanço do saneamento básico – água potável e esgoto tratado – para todo o país. O instituto atua através de projetos em comunidades em situação de vulnerabilidade,  onde o acesso dos moradores aos serviços de saneamento é deficitário.  Em parceria com instituições, desenvolve e divulga pesquisas que mostram a importância da universalização do saneamento no Brasil (http://www.tratabrasil.org.br/).

Serviço

Palestra: “A importância de avançar no Saneamento Básico – a infraestrutura que salva vidas”

Local: Auditório do CREA/MS – Rua Sebastião Taveira, 272, Monte Castelo.

Data: 13/07/2016     horário: 9h

Entrada: gratuita e aberta ao público.

Águas Guariroba