Na semana de 9 a 13 de fevereiro, o Crea-MS inicia uma operação especial de fiscalização voltadas aos eventos de Carnaval em todo o Estado. A ação busca garantir que as estruturas necessárias para receber os foliões, como palcos, arquibancadas e sistemas geradores, banheiros químicos, contem com a presença de responsáveis técnicos devidamente habilitados e com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Em Campo Grande, a fiscalização concentra-se onde haverá aglomeração, como Esplanada Ferroviária, o Clube Estoril e a Praça do Papa. A expectativa para este ano, segundo dados da Fundação de Cultura, é de um público expressivo, chegando a 130 mil pessoas por dia na Esplanada Ferroviária e 20 mil pessoas, nos dois dias de desfiles das escolas de samba na Praça do Papa.
A atuação do Conselho também se estende ao interior do Estado, cobrindo as cidades que realizam os festejos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul. As equipes percorrerão Corumbá, Aquidauana – no Pirafolia no distrito de Piraputanga – , Rio Verde, Jardim, Paranaíba e Bonito, onde ocorre o Carnalaço. Nessas localidades, o trabalho dos agentes fiscais vai além dos eventos temporários, englobando também o tradicional combate ao exercício ilegal das profissões em obras civis e públicas, mesmo durante o período festivo.
Ao exigir a presença do engenheiro nos bastidores do Carnaval, o Crea-MS reafirma sua missão de proteção à sociedade e de valorização da atuação profissional. “O trabalho de fiscalização busca evitar que a alegria da festa seja comprometida por falhas estruturais ou instalações elétricas precárias, reforçando que, onde há grandes eventos, a responsabilidade técnica é indispensável”, aponta a presidente do Conselho, engenheira Vânia Mello.
Janine Monteiro
Equipe de Comunicação do Crea-MS