Notícias

On-line e gratuita: inscrições abertas para a Soea Connect

Campo Grande, 23 ago 2021 às 17:32

Três dias de programação intensa, com personalidades renomadas e homenagens aos profissionais que integram o Sistema, assim pode ser resumida a programação da Soea Connect, que começa no dia 15 de setembro. O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, comentou sobre os preparativos da Semana:  “Destaco o árduo trabalho dos membros da ConSoea e da secretária executiva, Silvia Girardi, na elaboração de um evento que inova no formato e se destaca por uma programação diversificada e plural, como é marca do Confea”, disse Joel. 

Considerando o contexto pandêmico, a Soea Connect foi formatada para que, mesmo on-line, o evento continue sendo o maior da engenharia no país. Para tanto, foi desenvolvida uma plataforma em 3D navegável e interativa que suporta milhares de acessos simultaneamente.

Com o tema “A Pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, a Soea Connect vai reunir ministros, parlamentares, cientistas e nomes como o do historiador Leandro Karnal. 

Destaques da programação
Na quinta-feira (16), o ex-senador e empresário da construção civil Paulo Octávio dá início aos trabalhos com a palestra “Pandemia e Recuperação Econômica – empreendedorismo e oportunidades de inclusão social”. Ainda pela manhã “ Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável” será o tema da palestra do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
 
Temas que estão pautados no Legislativo também serão debatidos na Soea como, por exemplo, o Marco Legal da Energia Distribuída. O projeto 5819/19 será debatido com os profissionais e entidades, como a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Vale lembrar que, recentemente, o Confea, a Absolar e a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) entregaram uma carta subsidiando os parlamentares sobre os benefícios da geração própria de energia solar. 

Desde que foi criado o Programa Mulher, em 2018, o Comitê Gestor intensificou as discussões sobre a equidade de gênero no Sistema Confea/Crea e Mútua. Na Soea Connect, dentro do Painel Mulher, o tema “Os desafios e as Oportunidades para as Engenheiras no Pós-Pandemia” será debatido com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e com a deputada federal Leandra Dal Ponte (PV-PR). Cabe destacar que as mulheres integram a maioria dos painéis e palestras da Soea Connect e nomes expressivos, como a presidente-Executiva da Abeeólica, Elbia Silva Gannoum, e  a ministra Aposentada do STJ, Eliana Calmon, entre outras representantes femininas, vão agregar aos debates propostos no evento.

No último dia do evento, sexta-feira (17), Leandro Karnal palestra para os mais de cinco mil inscritos na Soea Connect no início da manhã. Em seguida, o premiado engenheiro Luiz Fernando da Silva Borges fala sobre a importância vital da engenharia neste cenário de pandemia. Na palestra “A Engenharia Capaz de Fazer Respirar”, o engenheiro e cientista – de apenas 23 anos – compartilha como desenvolveu ventiladores pulmonares de emergência – os “respiradores” – mais baratos, com interface simples e com operação de até 2 horas fora da tomada. A sustentabilidade e a baixa emissão de poluentes também vão pautar os debates. “A preocupação com a “Transição Energética para uma Economia de Baixo Carbono” será o tema da palestra do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. 

Ainda na sexta-feira, um painel internacional reúne o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal  (OEP), eng. civ. Carlos Aires; e o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de  Angola, eng. de minas Augusto Paulino Neto; para debater a  Engenharia Mundial no Pós-Pandemia. Já o debate sobre  “O Brasil Celeiro do Mundo – Inovação e Tecnologia no Agronegócio”  terá como palestrantes o presidente do Confea, o senador e engenheiro agrônomo  Luis Heinze (PP-RS) e o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa. 

Segurança no trabalho, Mobilidade Urbana, Compliance, entre outros temas, vão movimentar os debates da Soea Connect. Confira a programação completa

Outra novidade é o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e a Láurea ao Mérito em formato eletrônico. Participe do maior evento das Engenharias, Agronomia e Geociências, que será realizado entre 15 e 17 de setembro, e está com as inscrições abertas.  

Serviço
Soea Connect
De 15 a 17 de setembro
Inscreva-se aqui

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea