Notícias

Nos 45 anos do Crea-MS, profissionais são reconhecidos com homenagem da Assembleia Legislativa

Campo Grande, 02 dez 2024 às 13:04

Com o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais registrados no Crea-MS, por ocasião do Dia do Engenheiro (11/12), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por proposição do deputado e engenheiro agrônomo Renato Câmara, instituiu em 2021, a Medalha Engenheiro José Francisco de Lima.

Neste ano, a homenagem concedida a profissionais que têm seu trabalho marcado na história de desenvolvimento do Estado, foi realizada no dia 27 de novembro e integrou as comemorações de 45 anos do Crea-MS.

A solenidade, por anteceder a 6º Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizada em Campo Grande, nos dias 28 e 29 de novembro, foi prestigiada por representantes de Regionais de todo o país e pelo presidente do Conselho Federal (Confea) Vinicius Marchese.

Para a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello, Mato Grosso do Sul é um estado de oportunidades, com uma economia em expansão que encontra na engenharia, na agronomia e nas geociências os alicerces para seu crescimento. “Estamos em um território que, ao mesmo tempo, preserva e avança: de um lado, a riqueza do pantanal e, de outro, o potencial agrícola, industrial e logístico que transforma nossa realidade. Cada ponte, cada estrada e cada tecnologia aplicada ao campo tem as mãos de nossos profissionais e é nosso dever reconhecer toda essa dedicação”, disse.

“Aqui representamos cada rincão do Estado, com os 24 deputados. Para nós, é uma satisfação tê-los aqui, e o reconhecimento de cada dum de vocês, que, no dia-a-dia, com suas ideias e seu trabalho, têm ajudado a fazer crescer esse Estado, que pulsa a cada ano, com a participação ao longo dos 45 anos do Crea-MS, dando segurança a quem precisa e a todos que são registrados no Conselho, que também podem ter a garantia de que o Conselho estará ao seu lado”, disse o proponente da solenidade, deputado Renato Câmara.

Um dos homenageados, o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, o eng. civ. Guilherme Alcântara representou o governador Eduardo Riedel na solenidade. Para ele, “a iniciativa é um reconhecimento aos profissionais que fazem parte da construção do estado, seja nas obras civis, seja na infraestrutura urbana, seja nas nossas estradas, nada mais justo do que esse reconhecimento aos profissionais que tanto realizam para Mato Grosso do Sul”.

Engenheiro agrônomo e um dos homenageados, Rogério Beretta disse se sentir lisonjeado com a homenagem.  “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e pela lembrança. O Crea-MS está de parabéns, tanto pelos 45 anos, quanto pela homenagem que está fazendo a todos os profissionais o que, de certa forma, é um estímulo, porque muitos deles, obviamente, vão continuar trabalhando por muito tempo”, pontuou.

O presidente do Confea, Vinicius Marchese, ressaltou o trabalho do executivo no que se refere ao início da adequação da remuneração dos profissionais da engenharia que exercem a profissão enquanto servidores estaduais. “Até 2026, o governador Riedel assegurou que todos os profissionais vinculados ao quadro do estado receberão, pelo menos, o piso salarial de entrada. Quero parabenizar a Vânia por esse momento e pela propositura da homenagem feita pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento a todo o trabalho realizado pelo Conselho e pelos profissionais”, disse Marchese reafirmando o compromisso do Confea em trabalhar junto ao Crea-MS, atendendo às necessidades dos profissionais.

Conheça os homenageados

Indicação do Crea-MS
Eng. Civil Ada Maria Pereira Tincani de Lima
Tecnólogo em Construção Civil Adão Jorge Moraes Castilho
Eng. Civil Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão
Eng. Agrônomo Antônio Carlos Nascimento
Eng. Civil Armando de Freitas
Eng. Civil Carlos Nobuyoshi Ide
Eng. Civil Conceição de Maria Sousa Enéas de Almeida
Eng. Agrônomo Daniel de Barbosa Ingold
Eng. Civil Denise Engleitner
Eng. Agrônomo Dirson Artur Freitag
Eng. Agrônoma Eloty Justina Dias Schleder
Eng. Agrônomo Felipe Augusto Dias
Eng. Agrônomo Geraldo Cardoso de Almeida Junior
Eng. Civil Hélio Loureiro Battilani
Eng. Civil Hikaru Sonehara
Eng. Eletricista João Carlos Arakaki
Eng. Civil José Roberto Moura
Eng. Civil e Ambiental Luis Antonio Rodrigues Silva
Eng. Eletricista Luiz Carlos Santini Junior
Eng. Eletricista Marcelo Caleffi de Souza
Eng. Civil Maria Valéria Calijuri Mello Vieira Toniazzo
Eng. Florestal Miguel Tadeu Gonçalves Cadini
Eng. Agrimensor Nélio Diório
Eng. Mecânico Reginaldo Ribeiro de Sousa
Eng. Agrônomo Renato Roscoe
Eng. Ambiental Rodrigo Lima Costa
Eng. Agrônomo Rogério Thomitão Beretta
Eng. Eletricista Sérgio Massafumi Okano
Eng. Agrônomo Valdemir Antônio Laura
Eng. Civil Valéria Garcia Gabas
Eng. Civil Wanly Pereira Arantes

Indicação do Deputado Renato Câmara
Eng. Agrônoma Adriana Marlene Moreno Pires
Eng. Ambiental Ana Beatriz Paiva Sá Earp de Melo
Eng. Civil Antônio Braz Genelhu Melo
Eng. Agrônomo Antonio José Meireles Flores
Eng. Agrônomo Eduardo Barreto Aguiar
Eng. Civil Guilherme Alcântara de Carvalho
Eng. Agrônomo Jeder Luciano Maier
Eng. Agrônomo Marcos Antônio Camacho da Silva
Eng. Agrimensora Rejane Inácio Cameschi
Eng. Eletricista Rodrigo Brandão Fraiha
Eng. Agrônomo Wagner Henrique Moreira

Indicação do Deputado Roberto Hashioka
Eng. Civil Ramiro Saraiva
Eng. Civil Euro Nunes Varanis Junior

Indicação do Deputado Paulo Corrêa
Eng. Civil Marcio Henrique de Carvalho Paniago

Comunicação Crea-MS
Fotos: Wagner Guimarães – ALEMS