Noite de grande emoção marca os 40 anos do Crea-MS

Campo Grande, 19 dez 2019 às 21:08

Uma sessão solene, marcada por grande emoção, foi realizada no auditório do Crea-MS na noite de sexta (13/12) para homenagear profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia que contribuíram com o Conselho em seus 40 anos de existência. A Banda Municipal Metropolitana, sob a regência do maestro Cléber Furst, abrilhantou a solenidade, recepcionando os convidados e executando os hinos nacional e de Mato Grosso do Sul.

Confira a cobertura fotográfica

O evento teve por objetivo reverenciar precursores, conselheiros federais, diretores da Mútua, presidentes e funcionários que contribuíram, nesses 40 anos, para construir um conselho forte e atuante na fiscalização das atividades profissionais garantindo a segurança da vida de toda a sociedade.
O dispositivo de honra da solenidade contou com a participação, além do presidente do Crea-MS, eng. agr.  Dirson Freitag, da diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de MS (Agehab), eng. civ. Maria do Carmo Avesani; do secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MS), Luís Eduardo Costa; da diretora da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS (Mútua), eng. agrim. Vânia Abreu de Mello; e do superintendente federal do Ministério da Agricultura, eng. agr. Celso Martins.
CREA 40 ANOS (229)Presidente do Crea-MS, Dirson Freitag, iniciou seu discurso ressaltando a satisfação de receber todos àqueles que, de uma forma ou outra contribuíram para esses 40 anos dessa instituição “que muito nos honra ter participado e estar participando da história”. Freitag destacou ainda a importância dos conselheiros, diretores e coordenadores de câmaras especializadas, inspetores, diretores da Mútua, presidentes que o antecederam, conselheiros federais e funcionários do Crea-MS.
CREA 40 ANOS (466)
A diretora-geral da Mútua, uma das homenageadas durante o evento, a eng. agrim. Vânia Abreu de Mello ressaltou a parceria entre a Caixa e o Conselho e também destacou que os 40 anos são uma importância realização, já que o “Crea faz parte da nossa vida”.CREA 40 ANOS (458)

O engenheiro metalurgista Ernesto Coutinho Puccini foi representante do Crea-MS no plenário do Conselho Federal (Confea) e uma das personalidades reconhecidas durante o jubileu do regional sul-mato-grossense. “O Crea contribui de maneira decisiva para o progresso do Estado, através de obras de engenharia, de planejamento, planejamento econômico”, pontuou.

Homenagem ao ex-conselheiro federal Ernesto Coutinho Puccini

O engenheiro agrônomo Edson Rodrigues Santos integra o grupo de conselheiros precursores do Crea-MS. Um dos homenageados, ele discursou em nome de todos os outros, momento acompanhado de grande emoção. “Foi uma luta muito dura; o Jurandir teve de convencer os conselheiros do Crea-MT para conseguir o aval para criação do Crea-MS”, destacou ao lembrar do importante papel do arquiteto Jurandir Santana Nogueira, primeiro presidente do Crea-MS, em todo o  processo par criação do regional no recém-criado estado de Mato Grosso do Sul.
CREA 40 ANOS (438)
Relembrando o apoio dos funcionários Selma Ennes, uma das remanescentes daquela época, e também de Edmundo Cruz, o engenheiro agrônomo salientou que “começamos o Crea sem nada, numa casa modesta na rua Piratininga, cujas sessões plenárias iniciavam-se às 18h e só terminavam às 8h do dia seguinte”.

Edson Santos disse ainda que o Crea está completando 40 anos, exatamente a metade de sua vida. “ Todos nós acreditávamos no Crea; que ele iria evoluir, mas nem tanto como evoluiu; graças ao trabalho dos diretores que por aqui passaram, que nos sucederam e é com grande satisfação que a gente vê esse investimento pujante e a busca pelo melhor atendimento à sociedade.

“Espero viver mais um pouquinho para poder estar aqui novamente, presenciado a homenagem aos outros colegas que nos sucederam”, finalizou.

Aparecida Nogueira, esposa do arquiteto Jurandir Nogueira (in memoriam), primeiro presidente do Crea-mS

Benefício – A sessão marcou também o início da vigência de ato normativo, baseado na Resolução 1066/2015, que concede desconto automático de 90% no valor integral das anuidades para profissionais dos sexos feminino, com 30 anos de registro no Crea-MS, e masculino, com 35 anos de registro.

Janine Gonzalez