No Mês da Mulher na Engenharia, Programa reconhece atuação de profissionais

Campo Grande, 11 jun 2024 às 12:12

Com o objetivo de valorizar e fortalecer a atuação das mulheres na engenharia, foi criado em 2014 pela Women’s Engineering Society do Reino Unido, o Dia Internacional da Mulher na Engenharia. Com a criação do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, a data, 23 de junho, passou a integrar o calendário oficial comemorações do Sistema.

Galeria de fotos

Os números do Sistema de Informações Confea/Crea (SIC) revelam uma realidade nacional onde as mulheres continuam a ser uma minoria significativa entre os profissionais das engenharias, agronomia e geociências. Com um total de 1.072.490 profissionais ativos, apenas 210.849 (19,6%) são mulheres, enquanto os homens representam a maioria, somando 861.641 (80,2%). Em Mato Grosso do Sul, essa disparidade também é visível, com 2.865 mulheres registradas no Crea-MS em um universo de 10.011 profissionais. Esses números destacam a necessidade de incentivar e promover a participação feminina nas áreas de engenharia, agronomia e geociências, buscando alcançar uma maior equidade de gênero no mercado de trabalho.

Criado no Estado em 2021, o Programa Mulher tem desenvolvido iniciativas para capacitar e empoderar as profissionais, além de promover a conscientização sobre questões de gênero dentro da instituição e na sociedade em geral. Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Mulher do Crea-MS promove, durante sessão plenária do Conselho, uma série de homenagens visando reconhecer o trabalho de mulheres da engenharia, agronomia e geociências.

As homenagens às profissionais foram realizadas durante sessão plenária do Conselho realizada no dia 7 de junho. Assista à sessão no canal do Crea-MS no YouTube.

Foram homenageadas a engenheira civil Estela Dejane Piesanti Rodrigues, a engenheira sanitarista Rogéria Cristina Biella Coleti, a engenheira eletricista Adriane Ricartes Guimarães.

Estela Dejane Piesanti Rodrigues, engenheira civil formada pela Unigran em 2021 e pós-graduanda em Gestão de Projetos, atua como gerente técnica operacional no Bioparque Pantanal, onde é responsável por coordenar projetos de infraestrutura e manutenção, assegurando a conformidade com normas de segurança e eficiência. Além disso, Estela supervisiona a logística diária do Bioparque, garantindo a fluidez das operações e o bem-estar dos visitantes, e administra os recursos humanos, financeiros e materiais, buscando sempre a melhoria contínua da gestão do empreendimento. Seu trabalho é essencial para manter o funcionamento harmonioso e sustentável do Bioparque Pantanal.

A engenheira sanitarista Rogéria Cristina Biella Coleti, graduada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e especializada em Gerência de Cidades, é uma profissional de destaque no cenário da engenharia. Sua trajetória profissional começou com a elaboração de projetos hidrossanitários e logo avançou para posições de coordenação e docência no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB. Desde 2005, atua como sócia administradora, responsável técnica e diretora executiva na Città Planejamento Urbano e Ambiental, onde liderou diversos estudos ambientais em áreas industriais e de infraestrutura, incluindo modais como ferrovias, rodovias e aeroportos. Além disso, sua expertise se estende à gestão de empreendimentos imobiliários, ao planejamento estratégico do licenciamento ambiental viabilizando construções por empresas de energia elétrica, e à coordenação de programas de transporte sustentável em parceria com órgãos estaduais e projetos sociais em colaboração com instituições como o Planurb, destacando-se no desenvolvimento e implantação de soluções para questões de saneamento e infraestrutura no Estado.

Adriane Ricartes Guimarães é engenheira eletricista pela UFMS, onde se graduou em 1995 e posteriormente obteve pós-graduações em Telecomunicações pela mesma instituição, em Redes de Computadores pela UCDB, e mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS. Sua carreira abrange diversas áreas, desde a docência na Universidade Estácio de Sá até funções técnicas e de coordenação em empresas e instituições renomadas. Desde 2019, é proprietária da empresa AGR Soluções em Engenharia Ltda, focada em projetos, implantações e consultorias em sistemas elétricos, eficiência energética, sistemas fotovoltaicos, armazenamento de energia e infraestrutura para mobilidade elétrica. Com certificações em CMVP pela Evo – Organização de Avaliação de Eficiência e AEE pela Associação de Engenheiros de Energia, Adriane possui uma vasta experiência em áreas como telecomunicações, tecnologia e inovação, destacando-se por seu compromisso com a qualidade e sustentabilidade em suas atividades profissionais.