MS tem três trabalhos selecionados pelo Contecc 2023

Campo Grande, 01 ago 2023 às 18:07

Com o objetivo de divulgar trabalhos desenvolvidos por profissionais brasileiros, o Congresso Técnico e Científico da Engenharia e Agronomia (Contecc), em sua nona edição, será realizado em Gramado (RS), de 8 a 11 de agosto, durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea).

Foram 373 trabalhos inscritos e 24 deles foram selecionados e serão apresentados de forma oral durante o evento; dois deles são produções sul-mato-grossenses.

Um selecionados é de autoria da engenheira agrônoma e profª. Drª. da Unigran, campus de Dourados, Jackeline Matos, que apresentou resultados obtidos na pesquisa sobre Diferentes alturas de voo na aplicação via drone DJI Agras T10 na cultura da soja.

Profª. Drª. eng. agrônoma e conselheira do Crea-MS Jackeline Matos

A professora relata que um dos principais usos do drone na agricultura está ligado à pulverização aérea, que tem sua eficácia determinada pela correta colocação e distribuição de produtos fitossanitários ao alvo. De acordo com a pesquisa, uma das vantagens de se aplicar produtos com drones, é poder realizar a aplicação em lugares de difícil acesso e a redução do contato do produtor com os agrotóxicos.

O outro projeto selecionado, foi Estratégias do Mato Grosso do Sul para se tornar carbono neutro até 2030, feito em coautoria pelos engenheiros agrônomos e professores doutores da Universidade Federal de MS (UFMS), campus de Chapadão do Sul, Paulo Eduardo Teodoro e Larissa Ribeiro Teodoro. O trabalho é parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida por uma equipe multidisciplinar e que conta com o financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS (Fundect).

De acordo com o prof. Dr. Paulo Eduardo Teodoro, o projeto mostra algumas estratégicas já adotadas e outras que serão necessárias para que o Estado se torne carbono neutro até 2030. “Apresentamos dados parciais da pesquisa, que é um projeto maior e conta com a participação de pesquisadores da Unesp e da Unemat, onde investigamos e comparamos a emissão de carbono do solo nos três biomas do Estado – Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica – e em diferentes usos e ocupações do solo, como cultivo de soja, plantio de eucalipto, pastagem e vegetação nativa”, explicou o professor.

Efeito da inoculação de Trichoderma harzianum na germinação do ipê roxo e do ipê amarelo foi tema de mais um dos trabalhos selecionados. O estudo foi desenvolvido pela acadêmica do último semestre curso de Agronomia do campus de Aquidauana, Victória Viédes Ferreira, sob a orientação do prof. Dr. e engenheiro florestal Allan Motta Couto.

É no inicio da germinação e desenvolvimento, que as mudas estão mais sujeitas a influências que podem alterar sua qualidade. Nesta fase, a disponibilidade de nutrientes e a sanidade são essenciais para a produção e desenvolvimento de mudas de qualidade.

Visando ao controle de patógenos e a utilização de controle biológico, de baixo impacto ambiental, em substituição ao químico, o estudo avaliou o efeito da inoculação do fungo Trichoderma harzianum na germinação de ipê amarelo e do ipê roxo. Os resultados obtidos com o Índice de Velocidade de Emergênca (IVE) demonstram que o fungo foi benéfico e propício para a germinação do ipê amarelo, mas não significativo para o ipê roxo.

Acadêmica de Agronomia e coord. do Crea-JRMS, Victória Viédes

Coordenador da Comissão, o conselheiro federal eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi relatou como estão distribuídos os trabalhos inscritos entre as modalidades previstas: 10 – Agrimensura, 79 – Agronomia, 129 – Civil, 42 – Elétrica, 11 – Geologia e Minas, 12 – Mecânica e Metalúrgica, 7 – Química, 13 – Segurança do Trabalho, e 70 – Experiência profissional educação e gestão. Até o momento, 307 estão aprovados, ou seja, terão banner virtual e serão publicados nos anais do Contecc, sem sustentação oral.

Os professores cujas pesquisas foram selecionadas são conselheiros do Crea-MS, integrantes da Câmara Especializada de Agronomia. Victória é acadêmica e coordenadora júnior do Crea-JRMS.

Comunicação Crea-MS com informações do Confea