Notícias

Ministério de Minas e Energia propõe a criação de um comitê sobre barragens

Campo Grande, 30 abr 2019 às 18:28

Na manhã desta segunda-feira (29), o Crea-MG foi sede do Workshop sobre Barragens, em Belo Horizonte. Na abertura, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, propôs a criação de um comitê sobre barragens, que seria formado pelo Sistema Confea/Crea, comunidade acadêmica, Poder Público e sociedade civil. “O Comitê envolveria setor público e privado. Nós do ministério promoveríamos interação para ser o vetor de convergência de todos esses interessados. Seria um grupo formal, para que nossa visibilidade e credibilidade contem com essa chancela do Poder Público”, explicou o secretário.

Oliveira comentou que vem participando de vários eventos relacionados ao tema, que tem trazido isoladamente especialistas de vários países. “Seria muito interessante se o Confea promovesse um evento reunindo especialistas, inclusive internacionais. Pois percebo que somos ilhas de excelências, mas não tem havido concentração de esforços para uma iniciativa comum, inclusive para reunir o conhecimento que dispomos e ao qual tivemos acesso após as tragédias em Minas Gerais”, pontuou o secretário.

O vice-presidente do Confea, eng. eletric. Edson Delgado, representando o presidente Joel Krüger, manifestou a preocupação em relação ao  desmantelamento  dos  quadros  de  engenharia  no  serviço  público. “Empresas de  altíssima  importância  para  a  sociedade  brasileira,  como  Embrapa,  DNIT, Companhia  de  Pesquisa  de  Recursos  Minerais  e  Ibama  sofrem  com  a  falta  de  quadros técnicos. Funcionários se aposentam e não são repostos na medida necessária. O resultado é  a  dificuldade  em  fiscalizar  com  eficiência  e  rapidez,  sendo  que  Agência  Nacional  de Mineração tem apenas 35 fiscais para atuar nas 790 barragens de rejeitos de minérios existentes no Brasil”, alertou Delgado.

Confira as fotos no Facebook do Confea

Já o anfitrião, o presidente do Crea-MG, eng. civ. Lucio Borges, saudou os participantes e falou da importância de se debater a questão das barragens. “Precisamos discutir alternativas, protocolos técnicos capazes de minimizar os impactos sociais e ambientais, destacando o aprimoramento da segurança da atividade de mineração para evitar que desastres como esses aconteçam”.

Para o coordenador do Colégio de Presidentes, eng. civ.  Antônio Carlos de Aragão, é preciso evitar que tragédias como as de Mariana e Brumadinho se repitam. “Temos que avaliar o que aconteceu e estabelecer regras para que nenhum estado tenha de chorar seus filhos como foi o caso de Minas Gerais. É imprescindível que as empresas também respeitem o posicionamento técnico. Não se pode visar apenas ao lucro, que precisar vir acompanhado de respeito e posicionamentos sustentáveis”, defendeu Aragão.

Ao final, o conselheiro federal eng. civ. André Schuring, além de explicar a metodologia do evento, falou sobre o Grupo de Trabalho sobre Barragens, que está sob sua coordenação. “O dia de criação do GT coincidiu com  o acidente de Brumadinho. Criamos o GT com quatro especialistas e estamos trabalhando para auxiliar os Regionais na fiscalização, além de nos debruçarmos a fim de dar uma resposta à sociedade”, esclareceu o engenheiro.

O dispositivo foi composto ainda pelo diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral, Enir Sebastião Mendes e o coordenador de Câmara de Geologia e de Minas, João Augusto Hilário de Souza.

O evento prossegue com palestras como a do geólogo/geotécnico e hidrogeólogo prof. doutor Walter Duarte Costa (UFMG) em palestra sobre “Diferenças entre barragens para acumulação de água e para depósito de rejeitos”. Em seguida, o geólogo/geotécnico e engenheiro civil prof. doutor Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (Unesp) debate a “Regulamentação de barragens de rejeito e gestão de riscos”. Já o vice-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens,  engenheiro civil José Marques Filho (UFPR) trará uma “Abordagem holística de segurança de barragens e qualificação técnica”. E para finalizar o primeiro dia do Workshop,  o engenheiro civil da Agência Nacional de Mineração (ANM), Luiz Henrique Passos Rezende, apresenta um “Panorama das barragens de rejeitos em Minas Gerais”.

Confira as palestras:

Diferenças entre barragens para acumulação de água e para depósito de rejeitos

Regulamentação de barragens de rejeito e gestão de riscos

Abordagem holística de segurança de barragens e qualificação técnica

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Renato Matos/Confea