Meio ambiente: Em noite prestigiada, Crea-MS entrega Prêmio Ipê Amarelo

Campo Grande, 07 jul 2023 às 22:27

Com a presença de autoridades, profissionais e estudantes, o Crea-MS realizou na noite do dia 29 de junho, em seu auditório, a solenidade de entrega do II Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente, que integrou a X Semana de Meio Ambiente do Crea-MS, realizado com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio da Águas Guariroba, Reflore e da Mútua.

Em sua segunda edição e realizado com o objetivo de reconhecer projetos e iniciativas que promovem o uso sustentável, a preservação e a recuperação de recursos naturais, neste ano, 23 iniciativas foram inscritas no Prêmio e cinco delas foram premiadas. A seleção foi feita pelos conselheiros integrantes da Comissão de Meio Ambiente do Conselho, levando em conta a relevância e abrangência das ações.

Foram reconhecidos os projetos: Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Sipa) da Fazendinha Agroecológica Km 47, do Rio de Janeiro; o Programa de Restauração de Ambientes Degradados da Flora Pantanal Soluções Ambientais; o projeto desenvolvido pela Associação de Recuperação, Conservação e Preservação (ARCP) da Bacia do Guariroba; projeto socioambiental Heróis da Reciclagem da Eco Supply Recicladora; e o projeto Águas de Bonito do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena.

A presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello ressaltou a participação de projetos de outros estados no Prêmio que ainda está em sua segunda edição. “A gente conseguiu atingir os objetivos, inclusive extrapolando os limites de Mato Grosso do Sul, de mostrar para a sociedade um pouquinho da questão ambiental. E esse Prêmio nos permitiu mostrar que tem muita gente próximo a nós fazendo a diferença e que, às vezes, não percebemos. Esse é o papel do Crea, mostrar para a sociedade que tem muita gente fazendo a diferença,” avaliou.

Falando em nome dos premiados, o engenheiro agrônomo João Araújo, do projeto Fazendinha Km 47, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Embrapa Agrobiologia e a Pesagro-RJ ressaltou a dificuldade que deve ter tido a Comissão do Meio Ambiente para selecionar os projetos premiados e exaltou a importância da construção do trabalho em equipe, lembrando da contribuição dos demais integrantes das equipes, que não estavam na premiação, mas que igualmente fazem a diferença.

“O Ipê é uma árvore que eu tenho no meu jardim, não só amarelo; gosto muito dessa floração e escutar o zumbido das abelhas na floração. Isso impacta para todos nós a dimensão do que significa a vegetação; uma árvore dessa preservada em toda uma diversidade associada”, pontuou o professor.
A noite de entrega do prêmio contou também com uma palestra sobre desafios e benefícios da municipalização do licenciamento ambiental, com a assessora de assuntos ambientais do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Rosângela Gimenes.

Um show com o trio Hermanos Irmãos, integrado por Jerry Espíndola, Márcio De Camillo e Rodrigo Teixeira encerrou a solenidade.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado estadual e engenheiro agrônomo Renato Câmara, o vereador prof. André, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, Rogério Beretta; o prefeito de Terenos, o eng. agr. Henrique Budke o diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes; entre outros.

Comunicação Crea-MS