A sessão plenária 491, realizada no dia 16 de agosto, além de apreciar e deliberar processos, contou com a apresentação de resultados de ações desenvolvidas pelas Câmaras Especializadas e Comissões e também com homenagens a profissionais que há mais 30 anos desenvolvem atividades nas áreas da engenharia e agronomia em Mato Grosso do Sul.
As homenagens vêm sendo realizadas desde o ano passado e os critérios utilizados para a definição dos profissionais homenageados são: mulheres com mais de 30 anos de registro no Crea-MS ou com 60 de idade e homens com mais de 35 anos de registro no Conselho ou 65 anos de idade completados em 2024.
A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, ressaltou a alegria em receber os profissionais, conhecer e reconhecer o trabalho que realizam e a história de dedicação de cada um. “São profissionais que fizeram e fazem história na construção e no desenvolvimento do Estado. Mato Grosso do Sul é um estado novo e esses profissionais têm sua marca na nossa história”, declarou.
As décadas de dedicação às profissões é motivo para que o plenário do Crea-MS preste homenagens a profissionais. Durante a sessão de agosto foram homenageados o engenheiro agrônomo Eduardo André Brandt e as engenheiras civis Rosemeyre Flávio de Macedo e Valéria Garcia Gabas.
Eduardo André Brandt, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1988, é mestre em Agronomia com foco em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, é sócio proprietário da Coperplan, onde atua na elaboração de projetos de crédito rural, consultoria agronômica, gestão de fertilidade do solo e avaliação de imóveis rurais.
”Embora meus pais não fossem agricultores, o fato de viver em uma cidade agrícola no interior do Rio Grande do Sul, contribuiu para a escolha da profissão.am agricultores, a escolha da agronomia é por eu morar numa cidade agrícola. Me considero privilegiado por ter terminado o curso e já ter conseguido trabalhar, e assim foram 35 anos de Crea. É uma trajetória muito boa que eu fico muito feliz pela profissão. Agronomia e o Crea fazem parte da minha formação, da minha vida”, disse Eduardo.
Engenheira civil formada pela UFMS em 1993, Rosemeyre Flávio de Macedo tem especialização em estruturas de concreto armado, pré-moldado e protendido. Sócia administrativa da Nery e Macedo Ltda, atua na execução, projetos e obras de construção civil.
“A homenagem traz um carinho do Crea-MS para o profissional, que trabalha e se dedica tanto e é uma dedicação que vale a pena. Desde que me formei, nenhum dia sequer, fiquei sem o trabalho. A engenharia é a alavanca do Brasil, sempre tive muito respeito, carinho por parte dos clientes, dos profissionais com quem trabalhei”, disse Rosemeyre.
Valéria Garcia Gabas é engenheira civil formada pela UFMS em 1993. Possui diversas especializações, incluindo um MBA na Northwestern Kellogg School of Management nos EUA, MBA pela Fundação Dom Cabral e especializações em Gestão Responsável para Sustentabilidade. Com 31 anos de experiência na construção civil, é superintendente regional do Grupo Plaenge em Campo Grande.
“Falo que a engenharia é que me escolheu; porque como todo jovem eu são sabia o que queria, só sabia que era uma ótima aluna de matemática e física. Contei com o apoio da minha família, porque na época a engenharia não era opção para mulheres, era um mundo novo a ser desbravado. Tive apoio dos meus professores e também dos engenheiros que foram meus líderes e que me incentivaram. Hoje vejo que hoje tenho um papel a cumprir podendo incentivar e inspirar jovens a seguir uma carreira de engenharia,” disse Valéria Gabas.
A sessão plenária é transmitida pelo canal do Conselho no Youtube e pode ser acessada aqui.
Comunicação Crea-MS