José Francisco de Lima dá nome a homenagem criada pela Assembleia Legislativa

Campo Grande, 23 fev 2022 às 21:43

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, a criação da Medalha e do Diploma de honra ao Mérito Legislativo engenheiro José Francisco de Lima.

A criação da honraria foi proposta pelo deputado estadual e engenheiro agrônomo Renato Câmara e leva o nome do engenheiro civil, professor universitário e ex-presidente do Crea-MS, José Francisco de Lima, falecido em junho de 2021.

A honraria será entregue anualmente pela Assembleia, em dezembro, mês em que se comemora o dia do engenheiro (11 de dezembro), visando homenagear os profissionais das engenharias que se destacaram por prestar relevantes serviços em Mato Grosso do Sul.

“Quero agradecer o apoio dos nobres deputados e dizer que a escolha do nome do Engenheiro José Francisco de Lima surgiu em discussão colegiada junto com o CREA onde definimos o nome dele para representar todas as engenharias do Estado, devido a sua brilhante trajetória profissional”, destacou o deputado estadual Renato Câmara.

Na sessão plenária de outubro de 2021, durante visita do deputado Renato Câmara ao Crea-MS, a presidente engenheira Vânia Mello, em nome do plenário do Conselho, solicitou ao deputado a criação de uma honraria que pudesse reconhecer os profissionais da engenharia, ao mesmo tempo que homenageasse um dos expoentes da engenharia sul-mato-grossense, José Francisco de Lima.

“Ele sempre nos dizia que esperava que a engenharia voltasse a ser valorizada e respeitada, pois cabe a ela o progresso de uma nação. Cabe então a nós, valorizarmos este grande legado e trabalhar para que a engenharia volte a ser respeitada e valorizada”, disse a presidente Vânia.

Sobre José Francisco de Lima – Formado na segunda turma do curso de engenharia civil na então Universidade Estadual de Mato Grosso (1970-1975), hoje UFMS, engenheiro projetista de estruturas de concreto armado e protendido na empresa Escritório Técnico Euclydes de Oliveira Ltda Etelo (1975 a 1986); professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1977); Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-MS (1984 a 1987 / 2003 a 2005); Fundador da empresa JF Engenharia de Estruturas Ltda. responsável por vários projetos de estruturas em concreto armado e protendido e estrutura metálica de edifícios e pontes (desde 1986); Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea-MS (1988 a 1990); Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande/MS – AEACG.

Janine Gonzalez
Com informações do site do deputado Renato Câmara