Notícias

IV Seminário Estadual da Água de MS será realizado no dia 24 de março

Campo Grande, 21 mar 2023 às 17:31

Caminhos para a produção de água em Mato Grosso do Sul é o tema do IV Seminário Estadual da Água que será promovido no dia 24 de março, sexta-feira, a partir das 8h, no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Realizado por ocasião do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o evento é parte das comemorações da Semana Estadual da Água, instituída pela Lei 4.878/2016, que tem como objetivo estimular a disseminação de informações sobre recursos hídricos, debatendo e contribuindo para a conscientização da sociedade quanto à importância do uso e sua qualidade e quantidade no Estado.

O Seminário contará com palestras e apresentação de projetos exitosos e tem o Crea-MS como uma das instituições apoiadoras. “É mais uma excelente oportunidade para discutirmos a importância do uso racional dos recursos naturais e levar à sociedade informações acerca de ações e políticas públicas já desenvolvidas em Mato Grosso do Sul sobre o tema”, pontuou a presidente do Conselho, eng. agrim. Vânia Mello.

Promovem o evento, a Assembleia Legislativa de MS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Imasul, Laboratório de Geocologia Faeng/UFMS, Imasul, Rotary Club de Campo Grande e do Dep. Estadual Renato Câmara.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link

Confira a programação:
8h – Apresentação do Coral da Assembleia Legislativa de MS
8h – Abertura oficial coordenador Deputado Renato Câmara
8h45 – Mesa técnica
9h30 – Palestra de Abertura – Agência Nacional da Água – ANA
Projeto Produtores de Água
Palestrante: Jorge Werneck
Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, mestrado em irrigação e agroambientais pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília 0 UnB, doutorado em tecnologia ambiental e recursos hídricos pela UnB, atualmente é superintendente adjunto de planos, programas e projetos da ANA
10h10 – Enquadramento e Planos de Ação Propostos para a Qualidade da Água em MS
Instrumento de Gestão
Palestrante: Leonardo Sampaio Costa/Imasul
Graduado em Geografia pela UCDB, mestrado pela Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos/Profágua pela Unesp pela Ilha Solteira/SP e atualmente é Gerente de Recursos Hídricos do Imasul
Apresentação de Projetos Exitosos:
10h35 – Origem e monitoramento de sedimentos dos rios de MS na bacia hidrográfica do Paraná
1 – Itaipu Binacional
Palestrante: Anderson Braga Mendes
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2002) e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ (2005). Atualmente é engenheiro civil da ITAIPU Binacional. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, hidráulica, vida útil de empreendimentos hidrelétricos, sedimentologia, assoreamento e distribuição de sedimentos em reservatórios, quantificação de CO2 estocado na biomassa e elaboração de inventário corporativo de emissões de Gases de Efeito Estufa.
10h55 – Projeto revitalização do córrego dos Macacos – Caianas do Município de Miranda – MS
2 – Organização Caianas
Palestrante: Sr. Joao Leôncio
Aldeia Mãe Terra TI Cachoeirinha Miranda.
11h15 – A problemática da Proteção de nascente sob ótica da proprietária
3 – RPPN Ernesto Vargas Baptista
Palestrante: Ana Luzia de A. B. M. Abrão
Engenheira civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Engenharia Ambiental e Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela UFMS Associada ao Rotary Club de Campo Grande.
11h30 – Mesa de debates

Comunicação Crea-MS