Instituições mobilizam-se para debater PL de tombamento de Parques de Campo Grande

Campo Grande, 18 maio 2023 às 22:00

Representantes de 15 entidades dos setores de habitação, construção, indústria, comércio e conselhos profissionais estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (17/5) no Crea-MS com o propósito de formalizar o envio de um documento ao vereador Carlão Borges, presidente da Câmara de Campo Grande.

Neste documento, as entidades oferecem sua participação nas discussões relacionadas ao Projeto de Lei 10.970/2023, que trata do tombamento do complexo de bens imóveis formado pelo Parque Estadual do Prosa, das Nações Indígenas e Parque dos Poderes.

A motivação para essa iniciativa se baseia na importância social e ambiental da área para a população, bem como no suporte técnico que as instituições podem oferecer nesse debate político.

Em setembro de 2022, o Crea-MS, juntamente com as demais entidades, formalizaram um convênio com a Câmara Municipal de Campo Grande que prevê a realização de ações conjugadas, ou seja, proposições que se relacionem às profissões em tramitação na Casa de Leis deverão ser submetidas ao Crea-MS e demais instituições, para que contribuições técnicas possam ser ofertadas ao legislativo municipal.

De acordo com a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello, “estamos atentos porque somos órgãos que defendem a sociedade e um debate construtivo e mais profundo se faz necessário, já que envolve interesses coletivos”, apontou.

O presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-MS), eng. civ. Geraldo Paiva afirmou que é necessário debater com mais profundidade. “Precisamos entender melhor os objetivos e as consequências que o tombamento terá na sociedade, justamente por conta dos inúmeros e importantes empreendimentos da região. Não estamos nos posicionando, estamos pensando no coletivo em detrimento do privado”, explicou.

De acordo com o documento levado ao legislativo, “a preocupação pela preservação de um meio ambiente saudável, ecologicamente equilibrado, mantendo seus monumentos naturais, as paisagens de notável beleza cênica e relevância ambiental é de sumo interesse de toda a coletividade dos moradores de nossa Capital.

Para nós, esse assunto é tão importante que nossa cidade recebeu pela quarta vez premiação “Tree City of the World”, em português “Cidade Árvore do Mundo”, título dado pela fundação norte-americana Arbor Day Foundation e a Organização pela Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas(FAO/ONU).

Assim, para que o debate com os nossos competentes vereadores e as instituições que representam a sociedade possam somar pontos de vista, conhecimento e informações, com a finalidade de avançarmos ainda mais no desenvolvimento de um município amplamente sustentável”, aponta o documento.

Integram o grupo:

Sindicato da Habitação do Estado de MS (Secovi-MS)
Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de MS (Sinduscon-MS)
Sindicato dos Corretores de Imóveis de MS (Sindimóveis)
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MS)
Conselho Regional de Corretores de Imóveis de MS (Creci-MS)
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção MS (IAB-MS)
Federação das Indústrias do Estado de MS (Fiems)
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS)
Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção de Campo Grande (Sindiconstru-CG)
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de CG (Sintracomcg)
Associação dos Construtores de MS (Acomasul)