Instituições de ensino e Crea-MS debatem formação e mercado profissional

Campo Grande, 11 maio 2017 às 20:38

Aproximar instituições de ensino e o Sistema Confea/Crea e ainda debater os desafios da educação. Estes foram os objetivos do 1º workshop Desafios da educação frente às novas demandas do mercado profissional realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Crea-MS.

A abertura do evento, realizado no auditório do Crea-MS, na noite de quarta-feira (10),  contou com a presença da reitora da Uniderp, professora Leocádia Leme, que disse ser “preciso estar atentos e ir modificando, atualizando nossos projetos pedagógicos”. Ela elogiou a iniciativa da realização do evento e afirmou que é importante a discussão com quem faz, ou seja, com os professores e coordenadores de cursos.

Para o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), uma das instituições parceiras do evento, professor-doutor Fábio Edir dos Santos Costa, essa iniciativa do Conselho junto às instituições de ensino faz parte de um novo modelo de educação, que acompanha a velocidade do mundo moderno. “O processo de qualificação do profissional não termina na universidade. Ele deve ser contínuo para que não haja uma defasagem. Hoje as coisas mudam com muita velocidade e acompanhar esse profissional, nessa parceria entre conselho e universidade, é uma iniciativa louvável”, enfatizou.

Dirson Freitag, presidente do Crea-MS, lembrou que para criar o Colégio de Instituições de Ensino (CDIE) do Crea-MS, o modelo do Regional do Paraná foi utilizado como modelo, visto que é um dos mais estruturados e atuantes do país. A iniciativa teve início em 2015, quando foram visitadas as instituições de ensino técnico e superior com cursos nas áreas da engenharia e agronomia. “Após alguns anos já colhemos bons frutos deste trabalho. Neste período, oportunizamos uma maior interlocução com as instituições, especialmente para o cadastramento das instituições de ensino para a concessão de atribuição a seus egressos. Isso permitiu celeridade na análise de processos e a entrega de centenas de carteiras profissionais no dia da colação de grau”, comemorou.

O engenheiro Marcos Antônio Costa, ressaltou a importância da aproximação entre as instituições de ensino e o Crea-MS com a criação do CDIE, colegiado que coordena, juntamente com o coordenador-adjunto e vice-reitor da UEMS, Laércio Carvalho, desde o início deste ano.

Palestras – Educação a distância nos cursos de Engenharia e Agronomia foi o tema da primeira palestra da noite, ministrada pela Diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e EAD do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Borges Monteiro Cassiano.

O presidente do Regional Paranaense, Joel Krüger, apresentou as ações realizadas pelo Conselho junto ao seu Colégio de Instituições de Ensino, o CIE. No Estado são 150 instituições de ensino, sendo 64 de ensino superior, 26 de ensino técnico e 13 universidades.
No Paraná, 100% dos cursos e instituições de ensino estão cadastradas no Conselho. Com o CIE foi possível promover a integração com a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), organização do Fórum de Docentes, criação de produtos e serviços para coordenadores de cursos e docentes, fortalecimento do programa Crea Júnior e a gestão do Portal da Educação do Crea-PR.

Confira a cobertura fotográficasenai              Engenheiro Marcos Antônio Costa, coordenador do CDEI, e demais autoridades durante abertura do workshop