Grande defensor da valorização profissional, engenheiro agrônomo Tito Lívio Canton falece na Capital

Campo Grande, 22 fev 2023 às 19:38

Faleceu nesta quarta-feira (22/2), em Campo Grande, aos 74 anos, o engenheiro agrônomo Tito Lívio Canton. Nascido em São Paulo e formado Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 1971, dedicou grande parte de sua vida às atividades classistas em benefício da valorização da profissão e dos profissionais.

Reprodução redes sociais

Em 1987, integrou o grupo que fundou a Associação Campo-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ACEA), entidade que presidiu por mais de uma vez. Representou a Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Agrônomos (Aeams) como conselheiro do Plenário do Crea-MS durante os mandatos de 1984 a 1987; de 1992 a 1994; e de 2006 a 2008. Nessas ocasiões, Tito Lívio integrou por duas vezes, em 1985 e 1992, a diretoria do Conselho como 1º diretor-secretário.

Durante sua passagem pela Câmara Especializada de Agronomia, exerceu a função de coordenador da Câmara.  “Profissional de extrema importância para o Sistema Confea/Crea-MS, um profundo conhecedor da nossa da legislação,” lembrou o engenheiro agrônomo e companheiro em atividades classistas, eng. agr. Hamilton Rondon Flandoli.

Engenheiro agrônomo e ex-presidente do Crea-MS, Dirson Freitag manifestou-se dizendo que “era uma mente brilhante, uma firmeza de convicções às vezes irritante, mas de um caráter irrepreensível. Um colega ferrenho na defesa de nossa profissão, um parceiro presente em importantes decisões, enfim, um amigo: assim lembrarei sempre de Tito Lívio Canton”.

Ainda no Crea-MS, o engenheiro agrônomo teve importante participação quando empregado nos anos de 2001 a 2006: foi assessor de gabinete do então presidente Jean Saliba; gerente de Apoio ao Colegiado e assessor técnico da Câmara Especializada de Agronomia. Essas últimas atuações lhe conferiram moção de agradecimento do plenário do Crea-MS, em 2004.

A colega engenheira agrônoma Juliana Casadei lembra que Tito Lívio foi um incansável defensor da valorização das profissões, do associativismo e do fortalecimento das entidades de classe. “Legalista, sempre defendeu o papel da fiscalização do exercício irregular das profissões e da defesa da sociedade por intermédio da atuação dos profissionais do Sistema. Esses princípios defendidos ao longo da vida profissional materializaram uma entidade de classe fortalecida em Campo Grande e um conselho profissional atuante, além de reavivar o associativismo nas gerações mais novas de profissionais, o que fez com que a Acea e outra entidades tomassem novo fôlego diante das transformações recentes da sociedade”, relatou.

Ainda segundo ela, Tito era nteligente, muito culto, dedicado, de personalidade forte, mas bem humorado. “Um profissional fantástico. Pessoalmente, posso dizer que todo conhecimento que recebi sobre legislação profissional, devo a ele, e a sua peculiar característica de compartilhar conhecimento”, finalizou.

O Crea-MS, em nome de sua presidente Vânia Mello, conselheiros e empregados, manifesta o mais profundo pesar aos familiares, em especial às filhas Ana Carolina e Lívia, e amigos que sofrem com essa irreparável perda. “Inegável o reconhecimento do legado deste profissional de quem pudemos, enquanto colaboradores deste Conselho, desfrutar do conhecimento”, disse Vânia Mello.

O sepultamento será realizado nesta quinta-feira (23/2), às 10h30, no cemitério Memorial Park (Rua Francisco dos Anjos, 442 – Universitário), em Campo Grande.

Comunicação Crea-MS