Fundador do Crea-MS em 1979, primeiro diretor-secretário e vice-presidente, faleceu nesta segunda-feira (8), em Campo Grande, aos 85 anos, o engenheiro agrônomo Édson Santos Rodrigues.
Baiano de Ipaú, nascido em 25 de maio de 1940, formou-se em agronomia pela Universidade Federal de Passo Fundo (1972), com mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial pela Uniderp (2004).
Com carreira consolidada em Mato Grosso do Sul, sua trajetória profissional tem destaque na extensão rural, em projetos agroindustriais e na modernização da suinocultura. Ocupou cargos de liderança na Empaer, Terrasul e no Ministério da Agricultura, além de atuar na Acaresc/Epagri, em Santa Catarina.
No Sistema Confea/Crea deixou um imenso legado. Conselheiro fundador do Crea-MS, foi o profissional de visto nº 001 do Conselho. Integrou o grupo de profissionais fundadores do Crea-MS. Na primeira diretoria, cujo presidente era o arquiteto Jurandir Santana Nogueira, atuou como 1º secretário, responsável por estruturar a organização administrativa e os procedimentos do recém-criado regional. Entre 1981 e 1982, durante a gestão do eng. civ. Jean Saliba, foi conselheiro e vice-presidente do Conselho.
Em 2019, durante a comemoração dos 40 anos do Crea-MS, emocionou os presentes ao relembrar os primeiros passos do Conselho. “Começamos o Crea sem nada, numa casa modesta na rua Piratininga, época em que as sessões plenárias começavam às 18h e só terminavam às 8h do dia seguinte”, contou, destacando a evolução do Conselho ao longo das décadas.
O Crea-MS, em nome de sua presidente Vânia Mello, conselheiros e empregados manifesta grande pesar pela perda de Édson Santos Rodrigues e se solidariza com familiares e amigos, reafirmando que seu legado permanecerá vivo na história do Crea-MS e na valorização das profissões que ajudou a fortalecer em Mato Grosso do Sul.
O velório terá início nesta segunda (8), às 17h no cemitério Parque das Primaveras. O sepultamento será no mesmo local, na terça (9), às 9h.
Crea-MS 40 anos – Durante solenidade que marcou os 40 anos de criação do Crea-MS, em 2019, Édson, então com 80 anos de idade, foi um dos profissionais homenageados. Na ocasião, publicamos no site do Crea-MS a seguinte informação:
O engenheiro agrônomo Edson Rodrigues Santos integra o grupo de conselheiros precursores do Crea-MS. Um dos homenageados, ele discursou em nome de todos os outros, momento acompanhado de grande emoção. “Foi uma luta muito dura; o Jurandir teve de convencer os conselheiros do Crea-MT para conseguir o aval para criação do Crea-MS”, destacou ao lembrar do importante papel do arquiteto Jurandir Santana Nogueira, primeiro presidente do Crea-MS, em todo o processo par criação do regional no recém-criado estado de Mato Grosso do Sul.
Relembrando o apoio dos funcionários Selma Ennes, uma das remanescentes daquela época, e também de Edmundo Cruz, o engenheiro agrônomo salientou que “começamos o Crea sem nada, numa casa modesta na rua Piratininga, cujas sessões plenárias iniciavam-se às 18h e só terminavam às 8h do dia seguinte”.
Edson Santos disse ainda que o Crea está completando 40 anos, exatamente a metade de sua vida. “ Todos nós acreditávamos no Crea; que ele iria evoluir, mas nem tanto como evoluiu; graças ao trabalho dos diretores que por aqui passaram, que nos sucederam e é com grande satisfação que a gente vê esse investimento pujante e a busca pelo melhor atendimento à sociedade.
“Espero viver mais um pouquinho para poder estar aqui novamente, presenciado a homenagem aos outros colegas que nos sucederam”, finalizou.