Notícias

Fiscais do Crea-MS atuam em força tarefa para segurança na armazenagem de grãos em MT

Campo Grande, 02 jul 2025 às 13:46

Confea e Crea-MT realizam nesta semana a 5ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização na região de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Ao todo, 77 funcionários de 15 Conselhos Regionais participam da ação que fiscaliza 334 empreendimentos entre 30 de junho e 4 de julho. O Crea-MS participa da ação com cinco empregados, quatro agentes e o gerente do departamento de fiscalização.

Crea-MS participa da força tarefa com quatro agentes de fiscalização

A iniciativa prevê ações de fiscalização para disseminar boas práticas, garantir o cumprimento das normas técnicas e incentivar a modernização das estruturas e a adoção de tecnologias para conservação e movimentação segura de grãos, como explicou o presidente do Confea, Vinicius Marchese. “Estamos aqui orientando as empresas e os produtores, ajudando, por meio do nosso time, a achar os caminhos para contratação de profissionais habilitados e capacitados. Assim, a gente vai percorrendo o Brasil em busca da valorização e da fiscalização efetiva”, afirmou Marchese ao acompanhar de perto a ação. 

Presidente do Confea, Vinicius Marchese

Durante a abertura dos trabalhos, o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, ressaltou a relevância da localidade para a economia nacional. “Essa é a região de maior produção de grãos do Brasil. Sorriso e Lucas do Rio Verde, por exemplo, plantam em torno de 1 milhão de hectares de milho, soja, algodão e girassol”, comentou. Samaniego salientou ainda que Mato Grosso possui a maior capacidade de armazenagem de grãos do país, com infraestrutura robusta e em expansão, especialmente no médio-norte (região de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde). O estado também concentra importantes cooperativas, tradings e armazéns privados. Já a capacidade de armazenagem é de 59,2 milhões de toneladas, sendo 57,7% em silos graneleiros.

Atenta ao crescimento constante da produção agrícola da região, a Força-Tarefa tem como foco a agroindústria, fiscalizando projeto de modernização das unidades armazenadoras de grãos e ampliação do sistema de saneamento em Sinop e região. Foi o que destacou o gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do Confea, Igor Fernandes: “Orientamos a sociedade, proprietários e donos de armazéns sobre a importância de se ter uma pessoa com conhecimento técnico especializado para mitigação de riscos sociais, ambientais e patrimoniais”, disse, frisando que a missão é prevenir riscos de perdas na produção, acidentes estruturais e impactos ambientais, promovendo a eficiência logística e a valorização da engenharia nacional.

Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-MT