Ética e compliance: livro resgata a discussão sobre o papel das engenharias na sociedade

Campo Grande, 08 dez 2021 às 19:20
Acesse a publicação clicando na imagem

Os profissionais das engenharias, agronomia e geociências, no cotidiano das suas atividades, precisam apresentar conduta proba, não se envolvendo em práticas que possam ser moralmente reprováveis. Por este motivo, entender e debater sobre compliance é praticamente um dever do profissional.

O livro ‘Ética e Compliance para os profissionais do Sistema Confea/Crea’, de autoria de Juliana Casadei, contribui com a difusão das principais técnicas e ferramentas, auxiliando os profissionais a implantar suas políticas de compliance, tais como os programas de integridade. “Hoje é inadmissível o profissional ser aceito e respeitado no mercado de trabalho praticando condutas que divergem dos preceitos morais dos programas de integridade, sendo inclusive fundamental nas contratações, especialmente com o poder público”, explica Juliana.

A autora é engenheira agrônoma, sul-mato-grossense e escritora. Após a consagrada obra Manual de Ética Profissional, resolveu apresentar uma abordagem mais prática da ética na atuação dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências. Além disso, a obra pretende contribuir na orientação dos técnicos para a elaboração de políticas de compliance e os atualmente tão falados programas de integridade.

O livro conta com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em sua política de incentivos à valorização profissional. Para o presidente do Conselho Federal, Engenheiro Joel Krüger, a publicação é subsídio imprescindível para conferir mais confiabilidade aos serviços prestados pelos profissionais: “certamente este conteúdo irá estimular estudantes, profissionais e gestores ao exercício ético e probo, diante das inúmeras atividades que transformam a nossa sociedade a cada minuto”.

Lançamento

A obra foi lançada no último dia 30 exclusivamente para os associados da Associação Campo-Grandense de Engenheiros Agrônomos e terá um lançamento para a comunidade em geral no próximo dia 08 de dezembro, no Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, n. 2270, das 18 às 20 horas.

O livro não é comercializado e a versão digital está disponível no endereço https://www.manualdeeticaprofissional.com/

Com informações da autora