Engenheiro civil Paulo Roberto Teixeira terá nome inscrito no Livro do Mérito do Sistema

Campo Grande, 28 abr 2023 às 21:59

Por indicação do plenário do Crea-MS, o engenheiro civil Paulo Roberto Martins Teixeira terá seu nome inscrito no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua. A aprovação dos nomes dos profissionais e instituições que receberão a homenagem foi feita pelo plenário do Confea na sessão plenária 1.636, no dia 27 de abril.

A mais alta honraria do Sistema será entregue durante a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que neste ano será realizada de 8 a 11 de agosto, em Gramado (RS).

Nascido em Campo Grande, Paulo Roberto Martins Teixeira formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1975, mesmo ano em que retornou a Campo Grande. Foi responsável por grandes realizações no contexto da engenharia, contribuindo significativamente através da engenharia para viabilizar economicamente o novo estado de Mato Grosso do Sul.

Foi professor universitário, empresário e servidor público estadual, onde participou da pavimentação asfáltica BR-262, entre Miranda e Corumbá, importante via de integração internacional com natureza exuberante e obras perenes, especialmente no seu tramo oeste, que tem seu traçado desenvolvido através do pantanal sul-mato-grossense com condicionantes locais e acidentes naturais singulares.

Com grande atividade na engenharia de trânsito, na Capital, o engenheiro desenvolveu obras e projetos como foi o reordenamento viário na rotatória das avenidas Mato Grosso e Via Parque, até então, um ponto de estrangulamento do trânsito de importantes vias do sistema de trânsito da cidade.
A indicação foi de iniciativa da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, que justificou que, “ao longo de sua carreira atuou com ética, profissionalismo e competência técnica, compartilhando conhecimentos sempre que solicitado, se constituindo hoje uma referência para os que com ele trabalharam pelo desempenho nas diversas funções exercidas”.

A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, disse que recebeu a notícia sobre a homenagem com grande alegria. “É a forma singela que temos de eternizar profissionais que tanto contribuíram com a engenharia e com o desenvolvimento do Estado. É uma homenagem a um dos engenheiros civis da mais alta técnica e ética. Estamos muito felizes”, disse.

O engenheiro faleceu em dezembro de 2020, aos 69 anos, em plena pandemia de Covid-19. Deixou a espora e também engenheira civil Sueli Teixeira, três filhos e netos.

Sobre a premiação – Criadas em 1958, as Honrarias do Sistema se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares.