Por indicação do Crea-MS, o engenheiro agrônomo José Elias Moreira, falecido em março de 2023, será um dos profissionais homenageados com a inscrição de seu nome no Livro do Mérito, a maior honraria do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Na manhã de quarta-feira (22), durante a Sessão Plenária nº 1674 do Confea, os conselheiros federais aprovaram os nomes dos profissionais e das empresas que serão homenageados durante a 79ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), que será realizada de 7 a 10 de outubro, em Salvador (BA).
A inscrição no Livro do Mérito homenageia profissionais registrados no Crea, já falecidos, que se destacaram por relevantes serviços prestados.
Nascido em Poços de Caldas (MG), o engenheiro agrônomo chegou a Dourados em 1958. Em 1967, graduou-se em agronomia pela Escola Nacional de Agronomia (ENA) no Rio de Janeiro. Conhecido como Zé Elias, deu início a sua carreira como chefe do escritório local do antigo INDA (Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário), atual Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no município. Foi prefeito de Dourados, deputado federal e constituinte, secretário estadual de meio ambiente e secretário municipal de planejamento, além de fundador da Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran) e grande incentivador quando da abertura do curso de Agronomia da hoje Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Sobre a premiação – Criadas em 1958, as Honrarias do Sistema dividem-se em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares.
Comunicação Crea-MS