Em solenidade, profissionais têm trabalho de preservação ambiental reconhecidos pelo Crea-MS

Campo Grande, 12 jun 2024 às 13:33

Em sua segunda edição, o Crea-MS reconheceu com o Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente iniciativas desenvolvidas por profissionais da engenharia, agronomia e geociências que impactam diretamente na preservação do meio ambiente em Mato Grosso do Sul.

A entrega dos troféus foi realizada na noite do dia 6 de junho, no auditório do Conselho, como parte da XI Semana do Meio Ambiente do Crea-MS, que contou ainda com a distribuição de mudas de árvores nativas do Cerrado, produzidas no viveiro da Águas Guariroba, e com a oficina de plantio de mudas, ministrada pelo eng. agr. prof. dr. Denilson Guilherme.

Confira as fotos do evento

A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Águas Guariroba, o geólogo Themis de Oliveira, que destacou o trabalho da concessionária e sua atuação no cuidado com o meio ambiente e a parceria, de mais de 10 anos, com o Conselho.  “Tem tudo a ver com o momento, estamos passando por uma crise climática”, ressaltou Oliveira ao elogiar a iniciativa do Crea-MS. O geólogo foi homenageado em reconhecimento ao apoio da Águas  na ação de distribuição das mudas. Desde o surgimento do viveiro, em 2010, já foram distribuídas pela Águas mais de 600 mil mudas e a expectativa é que o número seja ampliado para 900 mil nos próximos três anos.

A questão climática e a atuação dos profissionais do Sistema Confea/Crea  também foi destacada pela coordenadora da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Conselho, eng. sanit. amb. e seg. trab. Keiciane Brasil, durante a abertura do evento.

A presidente do Crea-MS, eng. Vânia Mello, ressaltou que, diferentemente da maioria dos profissionais, os que atuam nas engenharias, na agronomia e nas geociências têm refletido no meio ambiente o resultado do seu trabalho.

Em seu discurso a presidente destacou o importante trabalho da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-MS, que com toda a expertise de seus conselheiros conduziu todo o processo, incluindo a seleção dos trabalhos nas três categorias.

O prêmio contou com mais de 20 inscrições em suas três categorias: profissional, estudante e institucional. Na categoria profissional foram premiados os projetos Troca de óleo inteligente, do eng. mec. Kleber Roriz e Método Takakura de compostagem acelerada, da eng. sanit. amb. seg. trab. e eng. agr. Priscila Quevedo Garcez.

Na categoria institucional foram premiados o Sistema integrado de informações para fiscalização de segurança de barragem desenvolvido pela servidora do Instituto de Meio Ambiente (Imasul), eng. civ. Eloíza Marques e o Centro Integrado de Proteção e Pesquisa Ambiental (MPMS e UCDB), desenvolvido pelo eng. sanit. amb. Wesley Carvalho.

Na categoria estudantil foram premiados os projetos desenvolvidos por acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da UFMS, Aquaponatus e Recicle Mais.

A solenidade contou com a presença de autoridades e lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, entre elas o diretor-administrativo da Mútua-MS, eng. civ. Ahmad Gebara.

Comunicação Crea-MS