Em Brasília, presidente do Crea-MS leva demandas da agronomia à ministra

Campo Grande, 04 fev 2021 às 21:48

Em Brasília, na tarde desta quinta-feira (4), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina recebeu a presidente do Crea-MS, eng. agrimensora Vânia Mello.

A agenda com a ministra teve por objetivo, solicitar, por meio de uma nota técnica, o auxílio da chefe da pasta, que é também engenheira agrônoma, nas pautas sobre garantia da participação de profissional habilitado na elaboração de projeto de assistência técnica e apoio, junto ao Bacen, pela obrigatoriedade da assistência técnica na elaboração de projeto e acompanhamento da aplicação de crédito rural.

A preocupação também é compartilhada pelas Associações das Empresas de Assistência Técnica (Astecs) e foi reforçada à ministra pelo presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. Agr. Kleber dos Santos.

A presidente entregou à ministra um ofício contendo reivindicações da Associação de Engenheiros Agrônomos de MS (AEAMS) acerca da melhoria da qualidade do ensino de Agronomia no Brasil, revisão da legislação brasileira de agrotóxicos e a criação de um programa de fomento à gestão de microbacias.

A comitiva liderada pelo Crea-MS, foi integrada pelo ex-presidente do Crea-MS, Dirson Freitag; pelo assessor parlamentar do Crea-MS, Juliano Marzola, pelo diretor de governança fundiária do Incra, Humberto Maciel; e também pelo presidente Confaeab, eng. Agr. Kleber dos Santos e pelo presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita que reforçaram as demandas e convidaram a ministra para abertura do XXXII Congresso Brasileiro de Agronomia, em 19 de outubro, em Santa Catarina.

Janine Gonzalez
Assessoria de Comunicação do Crea-MS