Em ação conjunta, Crea-MS e ANM fiscalizam mineradoras em Corumbá

Campo Grande, 21 maio 2024 às 14:36

Agentes de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Crea-MS estiveram nos dias 14 e 15 de maio, em Corumbá, fiscalizando as atividades das mineradoras J&F e Vetria.

A ação conjunta foi viabilizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) formalizado entre Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a ANM e contou também com a participação de agentes do Crea de Mato Grosso. A equipe contou com oito pessoas, sendo dois agentes do Crea-MS, Anderson da Silva e Guilherme Rohwedder Neto, dois servidores da ANM lotados em Brasília e quatro do Crea-MT.

Os fiscais visitaram as barragens de rejeitos de minério de ferro do Gregório, da Mina de Santa Cruz, da J&F Mineração; e B-06 e Bacia B-09, da Mina Mojolinho, da Vetria Mineração. As barragens ficam a mais de 40 km do centro de Corumbá.

De acordo com o gerente do Departamento de Fiscalização, Thiago Ovando, foi solicitado às empresas que exijam que profissionais e empresas que vieram de outros Estados solicitem visto e registrem suas ART´s no Regional onde estão executando os serviços. “A cooperação técnica com a ANM fortalece a fiscalização do Conselho e a torna mais eficaz”, pontuou o gerente.

A ação fiscalizatória é feita tendo como base um check-list elaborado pelo Confea com o objetivo de padronizar as atividades. A fiscalização verificou equipamentos como piezômetros, sistemas de monitoramento de vídeo, motores e bombas, sistemas de alarme automatizado em caso de sinistro, testes de equipamentos que compõem o sistema de segurança de barragens, além de todo o quadro técnico.