Eleitos os novos conselheiros que representarão MS no plenário do Confea

Campo Grande, 11 nov 2021 às 22:39

Em votação realizada de forma virtual nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, profissionais da engenharia, agronomia e geociências elegeram o engenheiro civil Domingos Sahib Neto e o engenheiro ambiental Vinícius Ribeiro, respectivamente, conselheiros federais titular e suplente para o mandato que vai de janeiro de 2022 a dezembro de 2024.

Pela primeira vez na história do Sistema Confea/Crea e Mútua, os profissionais de cinco estados participaram de uma eleição pela internet. Em Mato Grosso do Sul, 811 dos 8.194 profissionais aptos a votar exerceram seu direito ao voto: a chapa foi eleita com 735 votos.

“Este é um momento histórico para o Sistema. A eleição via internet era uma reivindicação antiga dos profissionais que se tornou realidade, transcorrendo sem intercorrências e com toda a segurança que uma eleição necessita”, avaliou a presidente do Crea-MS, Vânia Mello.

Considerando a não obrigatoriedade do voto, o conselheiro eleito avaliou como positivo o número de votantes e ressaltou que o novo sistema de votação pela internet, possibilitou a participação de todos os profissionais, independentemente do local em que se encontravam. “Temos que nos empenhar em reforçar aos profissionais a importância de atualização de seus dados cadastrais, já que a senha para votação foi enviada por e-mail e SMS. Da mesma forma, devemos ampliar o prazo de envio dessas informações de forma a oferecer condições para que o número de votantes seja ampliado”, pontuou o conselheiro eleito.

Ressaltando os 13 anos de dedicação ao sistema profissional, que inclui experiência como conselheiro, diretor e presidente em exercício do Crea-MS, além dos anos em que esteve à frente da presidência do Instituto de Engenharia de Engenharia de MS (IEMS), Sahib Neto ressaltou que dentre suas propostas de trabalho estão a padronização de sistemas de registro, cadastro e ART; aproximação com profissionais e sociedade e ampliação de convênios com entidades regionais por meios dos Regionais e estreitamento da relação com Ministério da Educação e instituições de ensino.

Com voto de 735 profissionais, o engenheiro civil Domingos Sahib Neto e o engenheiro ambiental Vinícius Ribeiro foram eleitos, respectivamente, nesta quinta-feira (11/11), conselheiro titular e suplente representante de Mato Grosso do Sul no plenário do Confea. Os conselheiros assumem o mandato de janeiro de 2022 a dezembro de 2024.

Os profissionais foram eleitos na primeira eleição pela internet da história do Sistema. Além de Mato Grosso do Sul, elegeram conselheiros federais, os estados de Mato Grosso, Piauí, Roraima e Santa Catarina.

Janine Gonzalez