Nos dias 14 e 15 de agosto, o estacionamento do Crea-MS foi palco de uma ação de coleta de resíduos eletrônicos, promovida pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), em parceria com a Green Eletron, principal gestora brasileira de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, e o Crea-MS.
No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), criada em 2010, estabelece que fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores devem reduzir a quantidade de resíduos e garantir a destinação adequada dos produtos pós-consumo. A Green Eletron é uma empresa especializada em coordenar a coleta e o descarte seguro de resíduos eletrônicos, auxiliando empresas a cumprir essas exigências legais e nesta ação contou com o apoio da ONG Programando Futuro que dará destinação adequada ao material recebido.
Durante os dois dias de campanha, foram recolhidas mais de 3,6 toneladas de eletrônicos, entre eles pilhas, micro-ondas, televisores e computadores. Os resíduos coletados serão separados pela Green Eletron, com o apoio da ONG Programando o Futuro, para posterior reaproveitamento.
A presidente do Crea-MS, engenheira Vânia Mello, destacou que a sustentabilidade é uma preocupação do Conselho: “Promovemos essa iniciativa principalmente pela questão ambiental. É uma ação que contribui para a destinação correta desses materiais, que muitas vezes são descartados de forma irregular.”
O Brasil é o 5º maior produtor de lixo eletrônico no mundo – são cerca de 2 milhões de toneladas por ano. A maior parte desse material é descartada de maneira irregular, mas poderia ser reciclada. O Brasil só recicla cerca de 3% do lixo eletrônico que gera, segundo estimativas do setor. Destacando a necessidade de iniciativas para o descarte correto desses materiais.
De acordo com a presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello por meio de parcerias como esta, o Crea-MS amplia sua capacidade de promover a consciência ambiental da população, ao mesmo tempo em que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, destacando a responsabilidade do Conselho e dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências na preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
A campanha integrou as comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) promovida pelo Inpev no dia 18 de agosto, que, neste ano, teve como tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”. A data reconhece os resultados do Sistema Campo Limpo, um programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas promovido pelo Instituto.
Comunicação Crea-MS