Notícias

Crea-MS sedia curso sobre Alvará Imediato no dia 20/10

Campo Grande, 18 out 2021 às 18:07

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) realizar no próximo dia 20 de outubro (quarta-feira), às 18h30, o curso “Protocolando Processos via Alvará Imediato”, voltado aos profissionais da construção civil que ainda tenham algum tipo de dúvida ou questionamentos quanto ao novo modelo de aprovação eletrônica para emissão do Alvará de Construção, por meio do sistema Alvará Imediato (AI).

O curso será oferecido no auditório do Crea-MS, sendo ofertadas 250 vagas. Não serão realizadas pré-inscrições, portanto, a vaga será garantida aos profissionais por ordem de chegada ao evento. E, para participar basta o profissional levar um 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). Será obrigatória a utilização de máscaras faciais de proteção, manter o distanciamento seguro e será disponibilizado álcool 70%.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, comenta sobre o processo de transição para o novo sistema implementado “O Alvará Imediato está totalmente em funcionamento há cerca de um mês, no entanto, o sistema desenvolvido já vinha sendo testado há cerca de dois anos. E a partir das mudanças e modernizações, há uma nova forma de preenchimento das informações, os arquivos são diferentes e o cuidado no preenchimento deve ser redobrado por ser um processo direto. O profissional entra no sistema, protocola as informações, envia os arquivos e o sistema emite o Alvará de Construção, não tendo mais aquela fase intermediária de análise por parte dos técnicos da Semadur”.

Quem realizará a palestra será o arquiteto João Augusto Albuquerque, coordenador de Projetos e Sistemas de Licenciamento Digital da Semadur, que destaca que “percebemos que há profissionais que ainda não se familiarizaram com o novo sistema, por exemplo, não obedecendo à configuração da prancha, notamos também que o preenchimento do memorial descritivo tem sido feiro de forma errada, entre outros. Então, decidimos por oferecer esse momento para sanar as dúvidas e questionamentos dos profissionais. Lembrando que no site da Semadur estão disponibilizados vídeo-aulas explicativas sobre como protocolar os processos via Alvará Imediato”, juntamente com o apoio técnico da arquiteta Ana Claudia Osório.

Texto: Semadur