“A gente tem orgulho de dizer que a engenharia está em todo lugar, mas qual a proximidade que nós temos com os problemas reais do país?” Com essa provocação, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. telecom. Vinicius Marchese deu início à palestra que abriu os trabalhos do 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MS) realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no Crea-MS, em Campo Grande.
Nesta edição, o CEP, que está sendo realizado simultaneamente em todos os estados do país, discute a engenharia, agronomia e geociência no desenvolvimento das cidades com foco no debate sobre saneamento básico, qualidade ambiental, engenharia pública, desenvolvimento energético sustentável e acessibilidade e mobilidade urbana.
A presidente do Crea-MS, eng. agrim. Vânia Mello ressaltou que o evento é realizado num momento ímpar para o Estado, que atrai grandes indústrias que trazem consigo a necessidade de profissionais das áreas tecnológicas, fato evidenciado pelo crescimento no número de novas empresas e de profissionais vindos de outras localidades. “Em 2023 e 2024, o Crea-MS registrou a formação de 724 profissionais da engenharia em Mato Grosso do Sul. No mesmo período, o Estado recebeu 1.879 profissionais vindos de outras regiões do país, um dado que reforça a importância de discutir os desafios e oportunidades para a atuação no mercado local”, reforçou.
O 11º CEP-MS foi retomado na sexta-feira (15), com palestras ministradas por profissionais que atuam nas áreas dos eixos temáticos seguidas por debates, apresentação de propostas e eleição de delegados.
O objetivo dos Congressos Estaduais é coletar propostas que possam impactar o desenvolvimento considerando as temáticas indicadas e, a partir daí, debatê-las no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que será realizado em outubro, em Vitória (ES). A intenção é que essas propostas, elaboradas por profissionais da área tecnológica, possam servir de embasamento para a criação ou aprimoramento de políticas públicas visando ao desenvolvimento das cidades.
Comunicação Crea-MS