A noite de quinta-feira, dia 9 de junho, marcou a abertura da IX Semana do Meio Ambiente do Crea-MS, que, de forma inédita, reconheceu a atuação de empresas e instituições públicas ou privadas que desenvolvem ações de destaque na preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente, na melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência ambiental para a construção de uma sociedade mais e sustentável.
Realizada de forma inédita pelo Conselho em seus quase 43 anos de existência, o prêmio contou com 50 indicações feitas pela sociedade por meio de uma chamada pública. A avaliação dos projetos foi feita pela Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-MS, que selecionou cinco instituições para serem homenageadas. A seleção dos projetos teve como base a efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão e originalidade.
Durante o evento, foi realizada a palestra Ações e políticas públicas do Programa MS mais Sustentável, com a coordenadora da Semagro, engenheira Andreliz Souza; a palestra Revitalização de centros urbanos e benefícios ambientais, com a subsecretária de gestão e projetos estratégicos de Campo Grande, Catiana Sabadin e a consultora do Programa Reviva Campo Grande, Juliana Casadei. Haverá também a palestra do Corpo de Bombeiros Militar, Prevenção de incêndios florestais e entrega de honrarias a profissionais, empresas e instituições que realizam ações de impacto na preservação e conversação ambiental. A ocasião marcou ainda a lançamento da cartilha Medidas de Prevenção e combate a incêndios florestais, produzida em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar.
Foram reconhecidos os projetos:
A Ecoplantar, pelo seu ecoponto de materiais recicláveis e plantio de mudas visando à recuperação das margens do córrego Segredo, em Campo Grande.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), com o Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (Prosolo).
Hospital São Julião, com os projetos Natureza e Arte – aprendizagem interdisciplinar em espaços não formais na educação inclusiva, desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Padre Franco Delpiano, e o Programa Sistema Agroflorestal (SAF).
Águas Guariroba com os projetos Programa Bacia Monitorada; Programa Olho no Óleo – desenvolvido em parceria com a Solurb; Programa Lodo Sustentável – recomposição de áreas degradadas; Programa Lodo da ETA; e Viveiro de Mudas Isaac de Oliveira.
Ambiental MS Pantanal com os projetos Aplicação de biossólidos em solos de Mato Grosso do Sul e Reflorestamento de áreas desmatadas em Bonito.
“Esta foi também uma oportunidade de conhecermos os inúmeros projetos ligados ao meio ambiente que estão sendo desenvolvidos em Mato Grosso do Sul. A Comissão de Meio Ambiente do Crea-MS realizou um trabalho muito relevante ao selecionar todas as indicações e reconhecer projetos desenvolvidos por cinco instituições”, explicou a presidente Vânia Mello.
O evento foi encerrado com show musical de Celito Espíndola, Gilson Espíndola e Pedro.
A IX Semana do Meio Ambiente contou com distribuição de mudas de árvores nativas do Cerrado, oficinas de plantio e manejo de mudas, compostagem, lives, palestras e o lançamento da cartilha, em parceria com o Corpo de Bombeiro, Medidas de Prevenção e combate a incêndios florestais. A Semana foi realizada com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Janine Gonzalez
Comunicação Crea-MS