O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) encaminhou ofício à Caixa Econômica Federal solicitando a retificação do edital de credenciamento nº 012/2026 de empresas para a emissão de relatórios de precificação de imóveis, fundamentados em modelos de avaliação automatizada (AVM). Segundo o Conselho, o edital não está em conformidade com o ordenamento jurídico vigente nem com as normas técnicas brasileiras.
No ofício, o Crea-MS destaca a necessidade de que o edital exija, em todas as avaliações, vistoria técnica e presencial realizada por engenheiro habilitado; que a responsabilidade técnica seja exclusiva de profissionais registrados no Sistema Confea/Crea; e que as exigências de qualificação tecnológica sejam readequadas, de forma a ampliar a participação de empresas.
A presidente do Crea-MS, Vânia Abreu de Mello, afirma que a substituição de vistorias presenciais por modelos automatizados de precificação viola normas técnicas e coloca em risco a segurança do sistema financeiro. “Apenas a avaliação realizada por profissional habilitado garante responsabilidade técnica, segurança jurídica e confiabilidade nas operações imobiliárias. Da forma como está, o documento usurpa atribuições de profissionais da engenharia e restringe a competitividade local”, destacou.
Confira aqui o edital
Janine Gonzalez
Equipe de Comunicação do Crea-MS
FALE CONOSCO
SERVIÇOS ONLINE
FISCALIZAÇÃO
COMUNICAÇÃO
Rua Sebastião Taveira, 268 - Bairro São Francisco - CEP 79010-480 - Campo Grande - MS
Segunda a sexta-feira - 12h às 18h - 0800 368 1000 creams@creams.org.br
© Copyright 2021 Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul
Design por Argo Soluções