Crea-MS promove ação intensiva de fiscalização na construção civil em Ponta Porã

Campo Grande, 08 maio 2023 às 21:39

Fiscalização levanta responsáveis técnicos por atividades de estruturas metálicas, energia fotovoltaica, instalações de ar condicionado, cerca elétrica, entre outras.

Devido ao surgimento de novos empreendimentos em Ponta Porã, a prefeitura da cidade buscou apoio do Crea-MS para reforçar o combate ao exercício ilegal das atividades da engenharia civil.

A necessidade foi apresentada por representantes da secretaria de obras da cidade em encontro oficial realizado no final de março e foi alinhada no início deste mês, quando a equipe de fiscalização, integrada pelo gerente e líder de área, Thiago Ovando e Anderson Silva, esteve reunida na cidade com a chefe de gabinete da secretaria de obras, eng. civ. Luana Galende para planejar a ação conjunta.

Lançamento da ação: equipe do Crea-MS reunida com prefeito e técnicos da secretaria de obras

Na semana de 8 a 12 de maio, dois agentes estão na cidade de fronteira para fazer uma inspeção minuciosa, buscando responsáveis técnicos e as demais exigências legais, como Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e placa de identificação profissional dessas obras.

A presidente do Crea-MS, eng. Vânia Mello, acompanhada do superintendente técnico, eng agr. Jason Oliveira; do assessor de gabinete Juliano Marzola, dos agentes de fiscalização Ajurimar Macedo e Celso Nakashima e do inspetor eng. civ. Ramão Paes, esteve reunida com o prefeito da cidade nesta segunda-feira (8/5), Eduardo Campos para dar início oficial à ação.

“A atividade fim do Crea-MS é exigir que atividades das áreas da engenharia, agronomia e geociências sejam realizadas por profissionais habilitados. Esta é a forma de garantir segurança da sociedade”, explicou a presidente Vânia Mello.

Durante o encontro, o inspetor Ramão Paes apresentou ao prefeito algumas demandas que chegam ao Conselho, entre elas a que se refere à necessidade de maior celeridade na aprovação de projetos na prefeitura.

Convênio – Está em andamento a confecção da minuta de um convênio de mútua cooperação, como já existe com algumas cidades do interior, que formalizará a parceria entre o Conselho e a prefeitura da Ponta Porã viabilizando a troca de informações referentes a obras na cidade.

Comunicação Crea-MS